Sport oficializa a contratação do técnico Pepa, ex-Cruzeiro
Aos 43 anos, o treinador está no Recife desde domingo e assistiu à vitória leonina sobre o Ituano
O Sport anunciou, na tarde desta terça-feira (3), a contratação do técnico Pepa, de 43 anos. Ele chega ao clube para substituir Guto Ferreira, demitido na última semana, após três derrotas consecutivas. O vínculo do português vai até o fim da atual temporada, com renovação automática em caso de acesso. No primeiro dia na casa nova, o ex-Cruzeiro esteve no CT José de Andrade Médicis, onde realizou a primeira atividade no comando do time.
O novo treinador rubro-negro chega ao clube com os seguintes integrantes para a comissão técnica: os auxiliares Samuel Correia e Hugo Silva; o preparador físico Pedro Oliveira e o analista Pedro Azevedo.
Pepa está no Recife desde a noite do último domingo e assitiu, na segunda-feira (3), in loco, a vitória do Sport sobre o Ituano, por 3x2, na Arena de Pernambuco, pela Série B do Brasileiro. Na ocasião, César Lucena dirigiu o time. A expectativa é que ele faça sua estreia diante do Avaí, sábado (7), na Ressacada.
O português será o oitavo treinador a dirigir o clube da Praça da Bandeira na gestão Yuri Romão. Gustavo Florentín, Gilmar Dal Pozzo, Lisca, Claudinei Oliveira, Enderson Moreira, Mariano Soso, além de Guto, foram outros técnicos a comandarem a equipe desde então.
Na atual temporada, o português será o terceiro a treinar a equipe e chega com a missão de recolocar o Sport na trilha da Série A. Sobretudo na passagem de Guto Ferreira, o time pernambucano declinou na Segundona, seja na tabela ou atuações. Em apenas cinco jogos à frente do elenco, o ex-treinador deixou o Leão com 26,6% de aproveitamento, somando uma vitória, um empate e três derrotas.
Com a vitória conquistada sobre o Ituano, o Sport subiu da 10ª para a 7ª colocação, chegando aos 35 pontos. São quatro pontos a menos que o Vila Nova, equipe que abre o G-4 da competição nacional. Vale lembrar, porém, que o Rubro-negro soma duas partidas a menos.
Leia também
• Em provável estreia de Pepa, Sport terá retornos de Lucas Lima e Luciano
• César Lucena elogia postura do Sport na virada contra Ituano: "Não adiantava se lamentar"
• Em jogo complicado, Sport derrota Ituano na Arena e volta a vencer na Série B
Pepa no Cruzeiro
Pepa chegou ao Cruzeiro em março de 2023, para substituir o uruguaio Paulo Pezzolano. A passagem pelo clube mineiro, porém, durou apenas cinco meses.
Foram 25 partidas à frente da Raposa, onde somou sete vitórias, oito empates e dez derrotas. Um aproveitamento de 38%. Após uma sequência de maus resultados na Série A, acabou demitido pela diretoria do time celeste.
Além do clube brasileiro, o técnico já dirigiu Sanjoanense, Feirense, Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães, em Portugal. Ele também foi treinador do Al-Tai e Al Ahli, na Arábia Saudita, seu último clube.