Logo Folha de Pernambuco

Campeonato Brasileiro

Sport recebe o Atlético/MG para cravar permanência na Série A

Leão precisa apenas empatar com o Galo para decretar sua partipação no Brasileiro de 2021

Rubro-negro pode garantir permanência neste domingoRubro-negro pode garantir permanência neste domingo - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

O Sport está em sua décima participação de Campeonato Brasileiro da Série A na era dos pontos corridos. Contando com a atual edição, o Leão brigou para fugir do rebaixamento em seis oportunidades. Caiu em 2009, 2012 e 2018, e se livrou em 2016 e 2017. Neste ano esteve ameaçado até as últimas rodadas e poderia ter se livrado matematicamente da queda diante do RB Bragantino, na segunda-feira passada. Apesar do empate, viu a diferença para o Vasco aumentar para cinco pontos, tendo a possibilidade de selar a permanência neste final de semana, na 37º e penúltimo compromisso pela competição. Com 42 pontos, o Rubro-negro recebe o terceiro colocado Atlético/MG, no domingo, às 16h, na Ilha do Retiro.

O Sport até poderia entrar em campo com a permanência consolidada. Para que tal feito acontecesse, bastava o Bahia não vencer o Fortaleza, no último sábado. Porém, mesmo atuando fora de casa, os baianos golearam por 4x0 e respiram mais aliviados no campeonato. Neste domingo, o Vasco também pode ajudar o Leão, e você pode conferir todos os cenários possíveis para que o Rubro-negro carimbe sua permanência no gráfico abaixo. 

Cenários para o Sport cravar sua permanência na Série ACenários para o Sport cravar sua permanência na Série A. Ilustração: Folha de Pernambuco

Diante do Atlético/MG, o Sport terá desfalques e retornos. Um dos homens de confiança de Jair, Betinho recebeu o terceiro amarelo ante o Massa Bruta e só volta na última rodada. Ronaldo, Ricardinho e Márcio Araújo brigam pelo espaço. Além do volante, Maidana e Bruninho atuar neste domingo por força contratual, uma vez que ambos têm vínculo com o Galo. Com a ausência do zagueiro, a tendência é que Chico seja utilizado no sistema defensivo, ao lado de Rafael Thyere e Adryelson, mantendo assim a estratégia que deu certo nos últimos dois jogos.

Por outro lado, Jair Ventura, Patric e Marquinhos cumpriram suspensão automática na rodada passada e reforçam seus respectivos setores. Enquanto o atacante deve ficar com a vaga de Hernane, o lateral-direito retorna no de Ewerthon - dúvida para o encontro. Com a meta rubro-negra perto de ser confirmada, o capitão leonino espera coroar a difícil temporada do clube com uma vaga na Sul-americana. Em caso de vitória ante os mineiros, o Rubro-negro sela sua ida à competição continental.

"Ano que tivemos uma pandemia, ano em que o clube passou por uma reformulação tanto financeira quanto com atletas, com eleições por vir. Para os jogadores e para a comissão seria um título, porque cada atleta que está aqui hoje pagou um preço. Quando teve salários atrasados, teve dificuldades, nos mobilizamos para que pudéssemos chegar vivos, inteiros. Faltando duas rodadas com uma chance pequena para rebaixamento, nós temos a grande oportunidade de concretizar", ressaltou Patric.

Atlético/MG

Com 62 pontos, o Atlético já não tem mais chances de conquistar o título brasileiro. Porém, se vê ameaçado por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Isso porque, o Fluminense, 5º colocado, tem dois pontos a menos, e visita o Santos na rodada. Pensando na montagem do time para encarar o Sport, Sampaoli terá o retorno de Allan na cabeça de área. O volante cumpriu suspensão ante o Bahia. Outra novidade pode acontecer no ataque. Recuperado de lesão no cotovelo, Keno treinou normalmente nos últimos dias e pode figurar entre os titulares.

Ficha técnica

Sport
Luan Polli; Patric, Rafael Thyere, Adryelson, Chico e Júnior Tavares; Marcão, Márcio Araújo (Betinho ou Ricardinho) e Thiago Neves; Marquinhos e Dalberto. Técnico: Jair Ventura.

Atlético/MG
Everson; Guga, Réver, Alonso e Arana; Jair, Allan e Hyoran; Savarino, Marrony (Vargas ou Keno) e Sasha. Técnico: Sampaoli. 

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Victor Hugo Imazu dos Santos (ambos do PR)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (PB)
Transmissão: TV Globo e Premiere.

Veja também

Newsletter