Logo Folha de Pernambuco

Brasileirão

Sport repete pior início de Brasileirão na era de pontos corridos

Com apenas um ponto em nove disputados, Leão teve início idêntico aos anos de 2009 e 2016, com lembranças distintas em cada temporada

Lances de Sport x Atlético/MGLances de Sport x Atlético/MG - Foto: Anderson Stevens/ Sport Club do Recife

Copo meio cheio, copo meio vazio. O Sport tem duas possibilidades de interpretação para um fato neste início de temporada. Com apenas um ponto conquistado em nove disputados na Série A do Campeonato Brasileiro 2021, o Leão repetiu o pior início de competição na era dos pontos corridos, igualando as marcas negativas de 2009 e 2016. Porém, os dois momentos passados possuem desfechos diferentes. Um deles serve de inspiração para a reação. O outro, para acender o sinal de alerta.

Em 2009, o Sport também somou apenas um ponto após três rodadas. Na época, ocupava a 18ª posição, ao empatar em 1x1 com o Barueri e ser derrotado por Vitória (1x0) e Atlético/MG (3x2). A recuperação sonhada não aconteceu. O Leão foi rebaixado, terminando na lanterna do Brasileirão, com 31 pontos. 

O final triste há 12 anos pode ter servido de lição quando o Sport se viu no mesmo cenário, em 2016. O Leão estreou perdendo para o Flamengo, por 1x0. Depois, ficou no 1x1 com o Botafogo e foi derrotado por 1x0 para o Internacional. Os pernambucanos estavam na 17ª posição, a primeira da zona de rebaixamento. Desta vez, contudo, a equipe se recuperou, evitando a queda ao encerrar o torneio com 47 pontos, na 14ª colocação.

Em 2021, o Sport é o 16º colocado. O único ponto conquistado foi na estreia, no empate em 2x2 com o Internacional. Em seguida, derrotas por 1x0 para Atlético/MG e Fortaleza. O próximo jogo do Leão na Série A é quinta (17), contra o Grêmio, na Ilha do Retiro. 

 

Veja também

Newsletter