Logo Folha de Pernambuco

Acesso

Sport se junta a Retrô, e Pernambuco se torna o estado com mais acessos no Norte e Nordeste em 2024

Estado também se tornou o segundo do país com mais acessos no futebol nacional esta temporada

Sport e Retrô foram os times de Pernambuco que subiram de divisão em 2024Sport e Retrô foram os times de Pernambuco que subiram de divisão em 2024 - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

A confirmação da volta do Sport à Série A do Campeonato Brasileiro, neste domingo (24), garantiu Pernambuco como o estado do Norte e Nordeste com maior número de acessos no futebol masculino em 2024.

O Estado, que já tinha conquistado o acesso à Terceira Divisão com o título do Retrô na Série D, chegou a duas subidas de divisões nesta temporada. 

Pernambuco também se tornou o segundo estado do Brasil com mais acessos este ano, ficando atrás apenas de São Paulo, que contou com três times conquistando a ascensão nacional.

Em 2025, o Estado contará com cinco representantes em três divisões nacionais. São eles: o Sport, na Série A; o Náutico e o Retrô, na Série C; e o Santa Cruz e o Central, na Série D.

Futebol feminino, competições de base e mais
O futebol feminino também obteve sucesso para Pernambuco neste ano. O Sport conseguiu o acesso à Série A e representará o Estado no Brasileirão do próximo ano.

Já na base, o Campeonato Pernambucano registrou um crescimento expressivo na realização de competições de base, com um calendário ampliado e revelações de novos talentos.

Outro marco histórico para o Estado foi a entrada do árbitro pernambucano Rodrigo Pereira no quadro da Fifa. De acordo com a FPF, a conquista eleva ainda mais o patamar da arbitragem local.

Além disso, Pernambuco foi escolhido como uma das subsedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, reforçando a posição como referência no cenário esportivo e garantindo mais visibilidade para o Estado no cenário global.

“Este ano foi histórico para Pernambuco, não apenas pelos acessos, mas pelo trabalho de fortalecimento do futebol em todas as frentes. Temos times representando o Estado com excelência nas principais divisões e, ao mesmo tempo, conseguimos ampliar as competições de base e revelar novos talentos”, destacou Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).
 

Veja também

Mundial de Futins: pernambucanos perdem para os Emirados Árabes nos pênaltis e Brasil é eliminado
Futebol de patins

Mundial de Futins: pernambucanos perdem para os Emirados Árabes nos pênaltis e Brasil é eliminado

Aberto Recife de Tênis 2024 premia os melhores atletas em torneio na praia de Boa Viagem
Tênis

Aberto Recife de Tênis 2024 premia os melhores atletas em torneio na praia de Boa Viagem

Newsletter