Aproveitamento do Sport despenca pela metade na Série B 2024
Dividindo em três blocos de cinco jogos cada, Leão saiu de 80% para 46,6% e, atualmente, 40% no recorte recente de 15 pontos em disputa
A cada jogo, o Sport vai diminuindo o aproveitamento na Série B do Campeonato Brasileiro 2024. Após 15 rodadas disputadas, a Folha de Pernambuco fez uma avaliação do desempenho rubro-negro, divindo em três cenários construídos a cada cinco jogos. Depois de um início avassalador, o Leão, que briga pelo G4, tem números compatíveis apenas com uma equipe de meio de tabela.
Leia também
• César Lucena aponta "falhas no último passe" como decisivas para empate do Sport contra a Chape
• Sport cede empate para a Chapecoense e perde chance de voltar ao G4
80%
Com quatro vitórias em cinco jogos, o Sport iniciou a Série B com 80% de aproveitamento. Venceu os quatro primeiros confrontos, diante de Amazonas (3x2), Vila Nova (2x0), Coritiba (1x0) e Brusque (4x1). O único tropeço foi na quinta partida, por 1x0, diante do Ituano.
No recorte, o Sport tinha o melhor ataque da Série B, ao lado de Santos e Ceará, com 10 gols. Tinha apenas quatro sofridos. Na colocação, o Leão estava em segundo, empatado em pontos com o Peixe, então líder.
46,6%
Do sexto ao décimo jogo, o desempenho caiu. A começar pelas duas derrotas consecutivas, diante de Avaí (2x1) e Goiás (3x0). O Sport se recuperou em seguida, com duas vitórias por 1x0 contra Paysandu e Mirassol. Fechando o bloco de cinco embates, o Leão empatou em 0x0 diante do Ceará. Aproveitamento de 46,6%.
No panorama, o Sport já não estava mais sequer entre os cinco melhores ataques. Ainda assim, o Leão permanecia no G4, na quarta colocação, com 19 pontos. O que não significou uma “calmaria”, já que o posto no pelotão de cima começava a ficar ameaçado.
40%
Apenas uma vitória em cinco jogos. Outros três empates e uma derrota. Aproveitamento de 40% no recorte. O Sport vive o momento mais delicado desde que iniciou a Série B.
O único triunfo foi por 1x0, diante do Guarani. Os resultados de igualdade (todos por 1x1) aconteceram perante Botafogo-SP, América-MG e Chapecoense. O revés veio contra o Novorizontino, por 2x1. Cinco gols marcados, cinco sofridos.
Hoje, o Sport está na sétima posição, com 25 pontos. Tem dois jogos a menos do que os clubes que estão no G4, o que pode fazer o Leão retomar o espaço na parte de cima da tabela. Mas o sinal de alerta está ligado.
O próximo compromisso da equipe é sábado (27), às 18h, contra a Ponte Preta, na Arena de Pernambuco. Duelo em que a equipe terá o retorno do zagueiro Luciano Castan e do atacante Gustavo Coutinho, suspensos perante a Chapecoense, além do técnico Mariano Soso.