Logo Folha de Pernambuco

Sport

Sport sofre com seu segundo maior jejum de gols na era dos pontos corridos

Sem marcar há cinco jogos, Rubro-negro só ficou mais tempo sem balançar as redes em 2012

André, atacante do SportAndré, atacante do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

O empate com o Athletico/PR, no último domingo (5), fez com que o Sport terminasse o primeiro turno na 18ª colocação, com 17 pontos. Além disso, o jogo que marcou a estreia de Florentín sob o comando rubro-negro fez com que o Leão chegasse ao 5º embate consecutivo sem balançar as redes. Na era dos pontos corridos, a marca iguala a da camapanha de 2017 e fica atrás apenas da Série A de 2012, ano em que foi rebaixado.

Na atual edição do Brasileiro, a seca pode ser explicada pelas estatísticas. Dos 20 clubes, o Rubro-negro é quem tem o pior ataque da competição com apenas oito tentos anotados. Nos últimos cinco jogos, empatou sem gols com RB Bragantino, Chapecoense e Athletico, além de perder para Flamengo e São Paulo. Diante do Furacão, mostrou certa evolução na parte criativa e teve boas oportunidades para balançar as redes. 

Em 2017, o Sport terminou o Campeonato Brasileiro com 45 pontos, na 15ª colocação. Na época, conseguiu se livrar da degola apenas na última rodada, ao vencer o Corinthians. Porém, entre a 20ª e a 24ª rodada, o Leão amargou cinco jogos sem marcar gols. Empatou com a Ponte Preta, e perdeu para Cruzeiro, Grêmio, Avaí e Flamengo, antes de ficar na igualdade com o Vasco em 1x1, na Ilha. 

Os jejuns só não são maiores do que o do ano de sua segunda queda, desde que estreou neste formato do Brasileiro em 2007. Em 2012, quando caiu com 41 pontos, uma sequência de 11 jogos sem vencer deixou o torcedor do time da Ilha do Retiro com o grito de gol entalado por sete rodadas consecutivas.

Na ocasião, da 13ª à 19ª rodada, o Sport empatou com Atlético/GO e Náutico, e acumulou derrotas sem marcar gols perante São Paulo, Vasco, Figueirense, Botafogo e Fluminense. 

Agora, visando encerrar o retrospecto atual, o técnico Gustavo Florentín terá mais uma semana cheia para aprimorar a mira dos homens de frente. Nesta terça (7) pela manhã, o elenco rubro-negro irá se reapresentar para iniciar os trabalhos de olho na próxima rodada. Na segunda-feira (13), o Leão receberá o Internacional, às 20h, na Ilha do Retiro. 

Veja também

STF forma maioria para manter prisão de Robinho
justiça

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Newsletter