Sport

Sport: Soso diz que desfalques "não determinam" queda de desempenho, e garante busca por melhora

Sport ocupa a terceira posição da Série B do Campeonato Brasileiro, com 24 pontos

Mariano Soso conversa com elenco do Sport durante treino no CTMariano Soso conversa com elenco do Sport durante treino no CT - Foto: Paulo Paiva/SCR

O Sport vive um momento de baixa na temporada. É muita verdade que, apesar disso, a equipe ocupa a terceira posição da Série B do Campeonato Brasileiro, com 24 pontos, mas o bom futebol jogado no início da temporada está longe da realidade atual. Também é um fato a ausência de nomes de peso, como o capitão Rafael Thyere, o ponta Romarinho, e os laterais Felipinho e Dalbert, todos fora por lesão.

Quem reconheceu isso foi o treinador Mariano Soso, que vê essa oscilação com naturalidade em um campeonato como a Série B. O técnico garantiu, ainda, que o elenco segue em busca de melhorias para reverter essa situação.

"Os desfalques condicionam, mas não determinam. Acho que tudo que fazemos nessa competição é com a intenção de gerar regularidade nos comportamentos de jogo. Mas ainda não achei um time que sustente e tenha a liderança em função de produção de jogo e desmarque isso. O objetivo é melhorar, sustentar”, começou o treinador.

Se você tem um campeonato muito longo, em algum momento há irregularidade. A curva não é sempre ascendente. Eu gostaria disso (maior regularidade). Há situações de trocas de sistema, mudei o esquema. Mas temos que direcionar um grupo de jogadores com capacidade e qualidade adaptativa ao que o treinador pede. Eles são caras muito dedicados e com muita plasticidade que é melhor para o time", completou. 

Leão no mercado
Uma das alternativas para melhoria do desempenho é a ida ao mercado. Nesta janela de transferências, o Leão já conseguiu a contratação do atacante Lenny Lobato, ex-Vélez Sarsfield, da Argentina. O atleta, anunciado na sexta-feira (12), recebeu elogios do técnico conterrâneo.

"É um jogador naturalmente extremo, um componente de ataque que vai melhorar a competição interna. É um profissional formado na Argentina. São argumentos para poder potencializar o time. Estou contente com que ele fique e inicie um processo de adaptação ao nosso modelo de jogo", disse Soso.

Além dele, existe a expectativa da chegada de mais jogadores para as laterais - em baixa desde a saída de Pedro Lima para o Wolverhampton, da Inglaterra -, e para o setor de meio de campo. Um dos nomes ventilados, inclusive, é Leonel Di Plácido. O lateral direito argentino de 30 anos disputou a última Série A do Campeonato Brasileiro pelo Botafogo, e já recebeu proposta do Sport, mas o negócio ainda não foi fechado.

Di Plácido, ex-jogador do BotafogoDi Plácido, ex-jogador do Botafogo que recebeu proposta do Sport. - Foto: Vitor Silva/Botafogo

Soso, inclusive, chegou a jogar contra o jogador no período que treinou o Defensa y Justicia. À época, o lateral estava no Lanús, da Argentina, e foi derrotado pelo atual técnico do Sport por 2 a 1.

Perguntado sobre Di Plácido em coletiva de imprensa, o treinador desconversou."Foi um bom jogo, mas não posso viver do passado, do que aconteceu. Gostei muito desse jogo, mas construí jogos melhores", explicou o técnico.

Erros que custam caro
Diante do América-MG, o Sport cometeu mais um erro defensivo que custou caro. Desta vez o goleiro Caíque França saiu mal no lance que gerou o gol do Coelho na partida, em cobrança de escanteio. Ao ver o lance, o torcedor Rubro-negro com certeza lembrou das falhas diante do Novorizontino e do Botafogo-SP, renderam uma derrota e um empate para o Leão.

Caíque França, goleiro do SportCaíque França, goleiro do Sport. - Foto: Paulo Paiva/SCR

Para Soso, no momento cabe a autocrítica para enxergar o que deve ser melhorado.

"Fico sempre muito autocrítico. É um jogo de oposição e imperfeição. Geralmente quem erra menos está mais perto de ganhar. Sou responsável também por gerar um contexto de confiança. Não são erros individuais, e sim momentos de jogo em que temos que ser mais sólidos. Uma bola que entra em bola parada é um momento de jogo. Depois podemos agredir o adversário e contestar com uma bola que entra e empata o jogo. Na produção coletiva e individual eu não tiro a responsabilidade", pontuou o técnico.

Foco na recuperação
O Sport vai ter agora mais tempo de descanso, preparo e recuperação do elenco. O motivo é o adiamento da partida contra o Operário, que aconteceria na próxima semana. Com isso, o Leão volta a campo apenas no dia 23 de julho, uma terça-feira, para enfrentar a Chapecoense, fora de casa, às 19h.

"Nesse tempo temos expectativa para melhorar o condicionamento desses jogadores que estiveram machucados por um período muito longo. Encaixar tudo isso é complexo, mas falo mais uma vez que não é justificativa. O plantel sofreu baixas, com a partida de Pedro Lima, com a ausência de jogadores como Romarinho, Felipinho, Dalbert, Thyere e Barletta, que ficou fora quatro jogos”, finalizou Soso.

Veja também

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024
FUTEBOL

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League
Liga dos Campeões

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League

Newsletter