Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Sport tem apenas uma vitória no tempo normal em finais de Copa do Nordeste; confira o retrospecto

Dois dos três títulos rubro-negros foram conquistados com empates

Sport com o troféu do seu último título de Copa do Nordeste em 2014Sport com o troféu do seu último título de Copa do Nordeste em 2014 - Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

Numa Arena de Pernambuco lotada, o Sport recebe o Fortaleza nesta quinta-feira (31), às 21h35, pela grande final da Copa do Nordeste 2022. O Rubro-Negro estava há cinco anos sem disputar a decisão do regional e chega nessa que é sua sexta participação. Com três títulos e dois vices, o Leão da Ilha busca o Tetra para igualar com Vitória e Bahia como os maiores campeões do torneio. Confira o retrospecto completo do Sport em finais de Copa do Nordeste:

O Rubro-Negro foi o primeiro campeão da Copa do Nordeste em 1994. Após eliminar América de Natal e Bahia no mata-mata, o Sport bateu o CRB na final disputada em jogo único, no Estádio Rei Pelé. O 0 a 0 no tempo normal levou a decisão para os pênaltis que foram vencidos pelo Leão por 4 a 2. 

Seis anos depois, o Sport estava de volta à decisão tendo o Vitória como rival. As duas partidas terminaram 2 a 2, com o Leão da Ilha ficando com o troféu por ter feito uma campanha melhor. Jacques e Nildo marcaram os gols no jogo da ida, enquanto Erlon e Sangaletti fizeram na volta. 

No ano seguinte o Sport teve a chance de conquistar o bi-campeonato. O adversário da final foi o Bahia, que por ter melhor campanha decidiu em casa. Com a Arena Fonte Nova lotada, os baianos venceram por 3 a 1 e foram campeões. Leomar marcou o gol de honra do Leão.

Depois de um período sem a realização da Copa do Nordeste, o Sport só voltou à final no ano de 2014, decidindo contra o Ceará. A vitória por 2 a 0 no primeiro jogo, na Ilha do Retiro, deu uma boa vantagem para a equipe leonina. Na volta, o empate por 1 a 1 foi suficiente para comemorar o Tri. Neto Baiano marcou nos dois jogos decisivos e Danilo completou o triunfo na ida. 

Em 2017 o adversário foi mais uma vez o Bahia. O Sport não conseguiu vencer na Ilha, ficando num empate por 1 a 1. O gol do Leão foi marcado por Juninho. No segundo jogo, o Tricolor Baiano fez 1 a 0 e foi novamente campeão em cima do rival pernambucano. 

Sport em finais de Copa do Nordeste:
5 participações (três títulos e dois vices)
8 jogos (cinco empates, duas derrotas e uma vitória)
9 gols marcados
10 gols sofridos
Artilheiros: Neto Baiano (2); Jacques, Nildo, Erlon, Sangaletti, Leomar, Danilo e Juninho (todos com um gol marcado)
 

Veja também

Newsletter