Pernambucano Feminino

Sport x Náutico decidem o Campeonato Pernambucano Feminino; saiba onde assitir

Neste domingo (19), em jogo único na Arena de Pernambuco, a partir das 15h50, equipes lutam pelo título estadual

No primeiro turno, quem levou a melhor foi o Sport No primeiro turno, quem levou a melhor foi o Sport  - Foto: Gabriel França/ Clube Náutico Capibaribe

Pela quarta temporada consecutiva, Sport e Náutico decidem o Campeonato Pernambucano Feminino. A final em jogo único acontece neste domingo (19), às 15h50, na Arena de Pernambuco. Em 2020 e 2021, as alvirrubras levaram a melhor, conquistando o bicampeonato. Já em 2022, as rubro-negras venceram o confronto diante das rivais e empataram em números de títulos com o Vitória das Tabocas como maiores ganhadores. Portanto, mais um título das leoas neste ano faria com que o Sport assumisse a hegemoina do futebol local. A disputa conta com transmissão inédita da Globo Nordeste

Sport e Náutico são os donos das duas melhores campanhas. As rubro-negras ainda não perderam no campeonato, somando sete vitórias em sete jogos. Além disso, são donas do melhor ataque da competição, 44 gols marcados e apenas dois sofridos. O elenco do Sport é comandado desde a temporada passada pela treinadora Regiane Santos,  uma das responsáveis pelo acesso do clube à Série A2 do Brasileirão no passado, mas que enxerga na entrega de todo o elenco o trunfo por trás das boas campanhas.

"É um trabalho duro que a gente vem fazendo e isso se dá pelo abraço que elas (jogadoras) deram. As atletas são peças chave para que tudo esteja dando certo, elas conseguiram entender a maneira de jogar", disse a comandante. 

Por outro lado, o Náutico teve apenas uma derrota - para as adversárias deste domingo -, vencendo todos os outros seis jogos. As alvirrubras também têm um ataque poderoso, marcando 35 vezes e concedendo apenas seis gols. Para Fabya Santos, técnica do time alvirrubro, apesar da derrota na primeira fase, o confronto agora muda de caráter. "Dentro do que estudamos, percebemos que fizemos um bom jogo, apesar das falhas que nos custaram o resultado negativo, mas a final está em aberto". 

Artilheiras de cada lado  

Rubro-negras e alvirrubras também dividem a liderança no aspecto de gols marcados individualmente. Pelo lado do Sport, Ísis fez 17 gols e é a artilheira da competição. Para a rubro-negra, o posicionamento proposto pela treinadora, mais o instinto goleador, foram as chaves para conquistar tantos gols.

"A treinadora trabalha comigo durante os 90 minutos o meu posicionamento em campo, o que vem ajudando para que os gols venham saindo", declarou. 

Já pela equipe dos Aflitos, Ingrid balançou as redes 11 vezes e apesar de ser a líder do elenco em gols, acredita que todas as jogadoras podem decidir a partida à favor do Náutico."A gente trabalha com possibilidades no futebol. Temos um sistema tático, sabemos o que fazer, nossas funções, mas por vezes temos que partir para o improviso, fazer algo diferente, um drible ou uma tabela pode definir a partida, abrir o placar na decisão ou virar o jogo. Todas do Náutico têm essa possibilidade de colocar a bola de baixo de braço e definir o confronto", disse a alvirrubra.  

Últimas finais 

Em 2020, o jogo entre Leão e Timbu terminou empatado pelo placar de 1x1. Nos pênaltis, o Náutico conquistou o título, com a vitória por 4x2. No ano seguinte, o jogo único foi na casa das rubro-negras, mas as visitantes levaram a melhor, ganhando o duelo com o placar de 2x1. Já no ano passado, o time da Ilha do Retiro conquistou o título após vitória no tempo normal com o placar de 3x0. 

Caso volte a vencer de novo em 2023, o Sport se tornará o maior campeão do futebol feminino pernambucano. O clube da Ilha do Retiro tem oito títulos (1999, 2000, 2007, 2008, 2009, 2017, 2018 e 2022), mesmo número de conquistas do Vitória das Tabocas, que não vem disputando o torneio atualmente. Já o Náutico conquistou a competição em quatro oportunidades (2005, 2006, 2020 e 2021).

Saiba onde assistir:  

Local: Arena de Pernambuco 

Horário: 15h50 

onde assistir: Globo Nordeste 

Veja também

Marquinhos Xavier celebra 100 jogos no comando da seleção de futsal atrás do inédito mundial
Futsal

Marquinhos Xavier celebra 100 jogos no comando da seleção de futsal atrás do inédito mundial

Clássico entre Flamengo e Vasco tem mais de 30 torcedores presos no Rio
Briga de torcidas

Clássico entre Flamengo e Vasco tem mais de 30 torcedores presos no Rio

Newsletter