Em jogo com invasão de campo, confusão e pênalti polêmico, Sport e Vasco ficam no 1x1
Após gol marcado por Raniel, torcida leonina iniciou confusão no estádio e árbitro encerrou partida antes do fim
O que aconteceu em campo entre Sport e Vasco, neste domingo (16), na Ilha do Retiro, pela Série B do Campeonato Brasileiro, ficou em segundo plano. O empate em 1x1 foi ofuscado pela confusão provocada pelos torcedores rubro-negros, que invadiram o campo após o gol de Raniel que tirou a vitória dos mandantes - em pênalti poêmico, com VAR acionado e provocação do atacante do Cruzmaltino, formado na base do Santa Cruz, à torcida leonina.
Após a invasão de campo, os jogadores do Vasco correram para os vestiários, onde também houve relatos de confusão entre atletas dos dois clubes. A polícia foi chamada para conter os ânimos. Diversos torcedores ficaram machucados no tumulto. Bombeiros foram agredidos no local. O técnico do clube carioca, Jorginho, alegou que o grupo não retornaria ao gramado por falta de segurança. Os rubro-negros queriam o recomeço do embate, mas o árbitro Raphael Claus, mesmo com o policiamento prometendo segurança, decidiu dar o confronto por encerrado.
Leia também
• Em jogo com cara de decisão, Sport recebe o Vasco na Ilha do Retiro
• Criciúma vence Ituano e empata com Sport na briga pelo acesso na Série B
O jogo
Até os 35 minutos, o Vasco não tinha uma finalização sequer. O Sport, com cinco, chegou com mais perigo em dois chutes de Sander. Após isso, contudo, foi o Cruzmaltino quem mais se aproximou do gol. Em dois lances seguidos, o cruzamento na pequena área não encontrou um pé ou cabeça de algum jogador do time carioca para empurrar para as redes.
Raniel e Alex Teixeira foram acionados pelo técnico Jorginho para fazer o Vasco sair mais do campo defensivo. A tática deixou o jogo mais aberto. Ao partir para cima do Sport, os cariocas também deram mais espaço. Em contra-ataque, Vagner Love teve a oportunidade de marcar, mas bateu em cima da zaga.
Aos 11, o melhor momento do Vasco. Alex cobrou escanteio, Anderson Conceição cabeceou e a bola explodiu no travessão. A resposta do Sport veio minutos depois, mas sem ficar no “quase”. Raniel errou passe e armou ataque leonino. Vagner Love recebeu na área e parou em Thiago, mas Labandeira, no rebote, cabeceou para fazer a Ilha explodir de felicidade.
Aos 42, os vascaínos pediram pênalti de Saulo em Alex Teixeira. Na sequência do lance, o goleiro leonino salvou uma cabeçada que tinha endereço certo. Para a angústia dos rubro-negros, o VAR chamou o árbitro Raphael Claus e, depois de conferir o lance, ele deu a penalidade. Raniel foi para a cobrança e marcou.
Início da confusão
Na comemoração, Raniel e outros atletas do Vasco correram em direção à torcida rubro-negros. Alguns torcedores invadiram o campo e a polícia precisou entrar em ação, com os vascaínos correndo para os vestiários. Após mais de 30 minutos de espera, o árbitro deu por encerrado, com o placar de 1x1.
Ficha técnica
Sport 1
Saulo; Eduardo, Thyere, Sabino (Chico) e Sander; Ronaldo Henrique (William Oliveira), Fabinho e Juba (Denner); Labandeira (Giovanni), Vagner Love e Gustavo Coutinho (Wanderson). Técnico: Claudinei Oliveira.
Vasco 1
Thiago Rodrigues; Miranda (Alex Teixeira), Danilo Boza, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara (Palacios), Andrey Santos, Marlos Gomes (Gabriel Pec) e Nenê (Raniel); Figueiredo e Eguinaldo (Erick). Técnico: Jorginho.
Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP)
Gols: Labandeira (aos 19 do 2ºT) e Raniel (aos 48 do 2ºT)
Cartões amarelos: Gustavo Coutinho, Ronaldo (S);
Público: 19.598 torcedores
Renda: R$ 1.133.236,00