Stefani e Matos levam o Australian Open e são a primeira dupla mista brasileira campeã de grand slam
Eles venceram os indianos Rohan Boppana e Sania Mirza por 2 sets a 0
O tênis brasileiro fez história nesta quinta-feira (26) no Australian Open. A dupla Luisa Stefani e Rafael Matos conquistou o torneio e se tornou a primeira dupla mista 100% brasileira a vencer um grand slam, um dos quatro principais torneios do esporte. Os dois bateram a dupla indiana formada por Rohan Boppana e Sania Mirza, com parciais de 7/6 e 6/2.
Desde 1982 uma dupla mista com dois integrantes brasileiros não chegava à final de um dos quatro principais torneios do tênis mundial. Claudia Monteiro e Cássio Motta eram os últimos autores do feito, quando ficaram com vice-campeonato de Roland Garros em 1982.
Stefani, de 25 anos, vem em ascensão na carreira. Em 2021, ganhou a primeira medalha brasileira do tênis ao conquistar o bronze ao lado de Laura Pigossi nas duplas femininas dos Jogos de Tóquio. No mesmo ano, virou top 10 do mundo da WTA — atualmente, é 34ª. Já Matos, de 27 anos, é destaque no cenário de duplas, 29º no ranking da ATP.
Leia também
• Vini Jr. dá resposta à altura dentro de campo, e Real elimina Atlético da Copa do Rei
• Saiba quem é a dupla brasileira finalista do Aberto da Austrália e veja onde assistir
• Atlético de Madrid, La Liga e a Federação Espanhola condenam atos de ódio contra Vini Jr
Até esta quinta, o Brasil tinha um único título de Australian Open em duplas mistas. Bruno Soares venceu o torneio em 2016, em dupla com a russa Elena Vesnina.