Santa Cruz

STJD nega pedido e Santa Cruz não jogará Série D de 2024

Julgamento aconteceu na tarde desta quinta-feira (4), no Rio de Janeiro

estádio do Arrudaestádio do Arruda - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Foi indeferida, na tarde desta quinta-feira (4), a medida cautelar inominada do Santa Cruz, que pedia a inclusão do clube na Série D do Brasileiro deste ano. O julgamento aconteceu no plenário do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. Assim, a vaga na competição segue sendo do Democrata de Sete Lagoas-MG. 

O responsável por julgar o caso foi o presidente do STJD, José Perdiz de Jesus. "A possibilidade jurídica do pedido, da medida inominada, já demonstra a capacidade jurídica. Mas, a medida inominada interposta pelo Santa Cruz, nesse sentido, mantendo a preservação da ordem desportiva e jurídica, está indeferida. Estou indeferindo o pedido do requerente", anunciou Perdiz.

O Santa Cruz, por sua vez, teve sua defesa realizada pelo advogado Osvaldo Sestário. Representando a diretoria coral, estiveram presentes o vice-presidente Marco Benevides e o diretor de futebol Diego Hydalgo.

Logo após o pedido coral ser indeferido por José Perdiz, o advogado do Democrata, Lucas Otoni. Com a palavra, o bacharel chegou a ironizar a solicitação feita pelo Santa Cruz. "O que me parece é que um menino mimado está querendo entrar na festa que não foi convidado. Não foi convidado para a festa e quer entrar pela porta lateral", falou. 

"Com todo o respeito ao Santa, que é um gigante do futebol nacional e torço muito que esteja na Série A em três ou quatro anos. Mas o momento não é do Santa Cruz participar da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024", seguiu Otoni.

Solicitação do Santa Cruz

O pedido do Santa era pela inabilitação do Democrata de Sete Lagoas, de Minas Gerais, para a disputa do certame. Na visão da cúpula de futebol tricolor, não há critérios técnicos que justifiquem o clube mineiro ficar com a vaga da Federação Mineira de Futebol, uma vez que o clube foi rebaixado no Estadual do ano passado. 

Assim, apegando-se ao Regulamento Geral de Competições de 2023 da CBF, o Tricolor alegou que por ser o clube melhor posicionado no Ranking Nacional de Clubes da entidade, deveria herdar a vaga. O departamento jurídico tricolor também pedia a suspensão do início da Quarta Divisão até que a análise da sua entrada no torneio fosse definida. A Série D está prevista para começar no dia 28 deste mês. 

Veja também

Real Madrid x Stuttgart, Milan x Liverpool e mais; saiba onde assistir aos jogos da Champions
Futebol Internacional

Real Madrid x Stuttgart, Milan x Liverpool e mais; saiba onde assistir aos jogos da Champions

Pernambucano fica entre os 10 melhores atletas de futsal do mundo na temporada 2023
Futebol

Pernambucano fica entre os 10 melhores atletas de futsal do mundo na temporada 2023

Newsletter