Logo Folha de Pernambuco

Campeonato Brasileiro

Suárez leva Bola de Ouro; confira seleção da ESPN Bola de Prata Sportingbet 2023

Evento que premiou melhores do Brasileirão, tanto no masculino quanto no feminino, aconteceu nesta quinta (7), em São Paulo

Suárez com as premiações conquistadas no Bola de PrataSuárez com as premiações conquistadas no Bola de Prata - Foto: Divulgação/Bola de Prata

São Paulo - Depois de uma disputa histórica do Brasileirão, com título do Palmeiras, derrocada inimaginável do Botafogo e rebaixamento inédito do Santos, foi hora de premiar os principais jogadores da edição 2023 do torneio. Missão que ficou a cargo da ESPN Bola de Prata Sportingbet, que realizou nesta quinta (7), na capital paulista, uma cerimônia para montar os destaques de cada posição, além de escolher o melhor treinador e o craque da competição, que levou a Bola de Ouro.

Campeão nacional, o Palmeiras teve cinco jogadores na seleção do campeonato: o goleiro Weverton, os laterais Mayke e Piquerez, o zagueiro Murilo e o meia Raphael Veiga. A lista ainda contou com Endrick faturando os prêmios de gol mais bonito e de revelação do torneio. No comando técnico, o troféu ficou nas mãos de Abel Ferreira

"O Brasileirão sempre esteve na nossa mente. Disse aos jogadores que o segredo era não olhar para o retrovisor e que, se nos deixassem chegar, dificilmente iam nos passar. O Palmeiras foi a equipe com mais resiliência. Nem Flamengo, nem Botafogo e nem Atlético-MG conseguiram isso. Ganhar o primeiro turno não dá título. Ganhar o segundo também não. Ganha a equipe mais consistente", apontou Abel.

Questionado se permaneceria no Palmeiras para 2024, o treinador foi sucinto. "Eu acho que sim". Abel ainda se emocionou ao falar da família e disse que o veredito se ficará ou não no Brasil passa também pelo "crivo" da esposa.

A seleção do campeonato ainda contou com o zagueiro Adryelson, do Botafogo e ex-Sport. Pulgar e Arrascaeta (Flamengo), alem de Villasanti (Grêmio) completaram o meio. No ataque, os ganhadores foram Hulk (Atlético-MG) e Luís Suárez (Grêmio)

Por falar em Suárez, que esta de saída do Gremio, o jogador também levou o prêmio Bola de Ouro, de craque da Série A. O troféu completou 50 anos em 2023. Curiosamente, na primeira edição, o ganhador também foi um atleta gremista e uruguaio: o zagueiro Atílio Ancheta.

Na Série A, Suárez marcou 17 gols e deu 11 assistências em 29 jogos. O atacante deve reforçar o Inter Miami, dos Estados Unidos, em 2024, jogando ao lado do ex-companheiro de Barcelona, Lionel Messi.

"Vi como a torcida brasileira é apaixonada. Sempre vou me lembrar do carinho dos torcedores do Grêmio e dos adversários. É difícil ver uma torcida rival bater palmas para você e isso aconteceu comigo algumas vezes. Isso vai ficar na minha lembrança", disse o atacante.

Paulinho, do Atlético-MG, terminou o ano como artilheiro da Série A, com 20 gols, sendo 15 somente no segundo turno. 

Premiados no feminino

O ESPN Bola de Prata Sportingbet também premiou as melhores atletas do Brasileirão feminino. Aline Gomes (Ferroviária) foi Bola de Ouro. 

Arthur Elias, que estava no Corinthians e agora é técnico da seleção brasileira feminina, levou o prêmio de melhor comandante. Vanessa, do Cruzeiro, ganhou o troféu de gol mais bonito.

A seleção feminina foi formada por Luciana (Ferroviária); Kati (Corinthians), Day Silva e Luana (Ferroviária) e Yasmin (Corinthians); Brena (Santos), Luana, Vic Albuquerque e Duda Sampaio (Corinthians); Aline Gomes (Ferroviária) e Jheniffer (Corinthians).

A seleção masculina teve Weverton (Palmeiras); Mayke (Palmeiras), Murilo (Palmeiras), Adryelson (Botafogo) e Piquerez (Palmeiras); Pulgar (Flamengo), Villasanti (Grêmio), Arrascaeta (Flamengo) e Raphael Veiga (Palmeiras); Hulk (Atlético-MG) e Luís Suárez (Grêmio).

*O repórter viajou a convite da premiação.

Veja também

Newsletter