Logo Folha de Pernambuco

Copa do Mundo

Suécia vence Japão e vai enfrentar Espanha nas semifinais da Copa do Mundo feminina

Após passar pelos EUA, as suecas superaram outra seleção favorita

Suécia avançou às semifinais da Copa do MundoSuécia avançou às semifinais da Copa do Mundo - Foto: MICHAEL BRADLEY/ AFP

A organização tática da Suécia pôs fim à trajetória imbatível do Japão na Copa do Mundo Feminina, com uma vitória por 2 a 1 que garantiu a classificação das escandinavas para as semifinais, onde vão enfrentar a Espanha.

Antes da derrota para as suecas, o Japão havia feito uma campanha perfeita no Mundial da Austrália e da Nova Zelândia, com quatro vitórias, 13 gols marcados e apenas um sofrido.

Amanda Ilestedt abriu o placar aos 32 minutos, após uma sucessão de chutes desviados pela defesa japonesa. O 2 a 0 veio em um pênalti cobrado por Filippa Angeldal no início do segundo tempo (51'), após um toque de mão na bola dentro da área de Fuka Nagano.

O Japão descontou já na reta final, aos 87 minutos de jogo, com um chute de Honoka Hayashi, aproveitando uma bola mal afastada pela defesa sueca.

Antes disso, a atacante japonesa Riko Ueki, que começou no banco de reservas, havia perdido um pênalti, acertando o travessão (76').

Mais de 43.000 espectadores assistiram à partida em uma noite fria no Eden Park em Auckland.

Horas mais cedo, a Espanha venceu a Holanda pelo mesmo placar (2-1) em partida que foi resolvida na prorrogação.

O duelo Espanha-Suécia será na próxima terça-feira (15), em Auckland.

O Japão sofreu contra uma Suécia tática e bem organizada, que não cedeu espaço para as escapadas de sua artilheira Hinata Miyazawa.

As japonesas mantiveram a linha de cinco zagueiras que vinham vencendo contra as adversárias anteriores, a quem derrotaram com facilidade: Zâmbia (5-0), Costa Rica (2-0), Espanha (4-0) e Noruega (3-1).

Mas a Suécia encontrou um meio de furar a defesa das asiáticas, ao mesmo tempo em que montou uma linha defensiva de quatro zagueiras muito atentas aos movimentos do ataque japonês.

- Reação tardia -
Após o primeiro gol das europeias, as japonesas tentaram se reorganizar em busca do empate, mas as suecas, muito bem posicionadas, travaram as tentativas das adversárias de chegar à meta defendida pela goleira Zecira Musovic.

A Suécia poderia ter aumentado o placar com um chute da capitã Kosovare Asllani, que a goleira Ayaka Yamashita desviou para a trave com a ponta dos dedos.

O Japão só começou a pressionar o gol adversário quando perdia por 2 a 0. Por isso o 2 a 1 só veio nos minutos finais da partida e foi tarde demais.

As suecas também somaram três vitórias na fase de grupos contra África do Sul (2-1), Itália (5-0) e Argentina (2-0).

Mas sua maior façanha foi eliminar os favoritos Estados Unidos, em uma disputa de pênaltis nas oitavas de final.

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B
Série B

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B

Newsletter