Logo Folha de Pernambuco

Atletismo

Sul-Americano de Marcha Atlética será em Pernambuco

O evento está marcado para o dia dez de março na capital pernambucana

Erica Sena, atleta pernambucana da marcha atlética Erica Sena, atleta pernambucana da marcha atlética  - Foto: Wagner Carmo/CBAt

O público pernambucano poderá ver de perto a disputa da marcha atlética. O Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética será realizado na cidade no dia 10 de março. Dentre as atrações da competição, se destacam o brasiliense Caio Bonfim e a pernambucana Érica Sena, ambos qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris, França, em agosto.

Em evento marcado para esta quinta-feira (25/1), às 15 horas, no Parque Esportivo Santos Dumont, o Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética será lançado pelo secretário executivo de Esportes do Governo de Pernambuco Luciano Leonidio, o presidente da Sul-Americana Hélio Gesta de Melo, e o presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos.

"Receber o Sul-Americano de Marcha, uma competição internacional do atletismo é muito importante por colocar o Estado na vitrine do movimento esportivo nacional. Essa articulação junto às confederações localiza o Estado na rota dos eventos, impacta no turismo e na economia, o que é positivo para Pernambuco", ressaltou Luciano Leonidio, secretário Executivo de Esportes.

Hélio Gesta de Melo observou que a marcha é a prova que mais glórias em competições globais deu aos atletas da América do Sul. "Com a realização do Sul-Americano de Marcha Atlética em Recife, a CBAt fortalece essa especialidade no Brasil, reforça a política de descentralização e permite que outras regiões brasileiras possam aproveitar os benefícios que eventos internacionais proporcionam às cidades", disse Hélio.

A competição na cidade de Recife tem importância estratégica para o Estado de Pernambuco e a região Nordeste na opinião de Wlamir Motta Campos. "A descentralização é fundamental para a promoção do esporte em todo o País. Temos em nosso continente e também em nosso País alguns dos melhores marchadores do mundo. O Sul-Americano proporciona visibilidade para o Estado de Pernambuco e para o Brasil, já que o evento é acompanhado por pessoas de diferentes países e pode servir como uma vitrine para o turismo esportivo, atraindo visitantes e promovendo ainda a cultura e a economia local", destacou Wlamir.

Nos últimos dois anos, a CBAt tem sido a principal parceira da Atletismo Sul-Americano na organização de competições internacionais. O Brasil sediou o Pan-Americano de Cross Country em Serra (ES), os Sul-Americanos Sub-18, em São Paulo (SP), e Sub-23, em Cascavel (PR), em 2022; o Sul-Americano de Cross Country, em Poços de Caldas (MG), e o Campeonato Sul-Americano de Atletismo adulto, em São Paulo, em 2023.

Veja também

STF forma maioria para manter prisão de Robinho
justiça

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Newsletter