Logo Folha de Pernambuco

Luto

Sven-Goran Eriksson, ex-técnico da Inglaterra, morre aos 76 anos; relembre a carreira do treinador

De acordo com seu agente, sueco foi vítima de um câncer no pâncreas

Sven-Goran Eriksson, ex-técnico da InglaterraSven-Goran Eriksson, ex-técnico da Inglaterra - Foto: Oli Scarff/ AFP

O técnico sueco Sven Goran Eriksson, que foi treinador da seleção da Inglaterra de 2001 a 2006, faleceu nesta segunda-feira (26), aos 76 anos, vítima de um câncer de pâncreas.

"Ele faleceu em paz esta manhã com sua família ao seu redor, em sua residência de Björkefors, perto de Sunne", oeste da Suécia, afirmou seu agente, Bob Gustavsson.

Carreira
Eriksson começou sua carreira de treinador em 1976, quando treinou o Degerfors, da Suécia. Ao longo de sua trajetória, o sueco treinou Benfica, Sampdoria, Roma, Fiorentina, Lazio até chegar à Seleção da Inglaterra, em 2001.

No English Team, Eriksson comandou a seleção em duas Copas do Mundo. A primeira, em 2002, chegou até às quartas de final, quando foi eliminado pelo Brasil por 2 a 1, que veio a se sagrar campeão daquela edição.

Em 2006, Eriksson também parou nas quartas de final. Desta vez, Portugal foi o algoz dos ingleses, após vencer na disputa de pênaltis. Curiosamente, assim como na Copa de 2002, Felipão foi o treinador responsável por eliminar o técnico sueco.

Eriksson ainda veio a disputar a Copa de 2010, na África do Sul, quando comandou a seleção da Costa do Marfim. Na ocasião, entretanto, os africanos foram eliminados ainda na primeira fase, em um grupo que teve Brasil e Portugal como primeiro e segundo colocado.

Eriksson ainda realizou trabalhos no Manchester City, Leicester, Al-Nasr, dos Emirados Arábes, no Sanghai, da China, e na seleção das Filipinas, onde realizou seu último trabalho em 2019.

Eriksson conquistou 19 títulos em sua carreira como treinador, com destaque para uma Liga Europa, um Campeonato Italiano e três Campeonatos Portugueses.

Homenagens
Alguns times, incluindo a seleção da Inglaterra, lamentaram a morte do ex-treinador. Confira.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por England football team (@england)


Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por S.S. Lazio (@official_sslazio)


Veja também

Newsletter