Swiatek atropela Eva Lys e vai às quartas do Aberto da Austrália
A polonesa número 2 do mundo terá a americana Emma Navarro como adversária da próxima fase
A número 2 do mundo, Iga Swiatek, se mostrou mais uma vez implacável ao vencer Eva Lys por 2 sets a 0 (6-0 e 6-1), nesta segunda-feira (20).
Com a vitória, a polonesa se classificou para as quartas de final do Aberto da Austrália, acabando com o sonho da alemã, que competiu como ‘lucky loser’.
Swiatek só precisou de 59 minutos para acabar com a resistência da número 128 do ranking, que havia surpreendido o mundo do tênis ao superar três rodadas. Lys competiu em Melbourne graças a um convite da organização devido ao desfalque de outra jogadora, após ter sido eliminada no fase anterior.
A polonesa, que chega às quartas de final sem ter cedido nenhum set e depois de ter perdido apenas 11 games em quatro partidas, enfrentará na próxima fase a americana Emma Navarro (8º), que derrotou a russa Daria Kasatkina (10º) por 6-4, 5-7 e 7-5.
Leia também
• Sinner vence Rune e vai às quartas de final do Aberto da Austrália
• Bia Haddad e Laura Siegemund sofrem virada e dão adeus ao Australian Open
• Swiatek atropela Sramkova e vai à 3ª rodada na Austrália; Bia Haddad bate Erika Andreeva
Em busca do sexto Grand Slam de sua carreira, e que seria seu primeiro na Austrália, a vitória não foi a única boa notícia para Swiatek nesta segunda-feira, já que a Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou que não vai recorrer da sanção de um mês imposta à jogadora polonesa por um caso de doping em agosto de 2024.
Os peritos da Wada consideraram que o argumento apresentado pela tenista polonesa, uma contaminação médica, é "plausível" e que "não havia razão científica para apresentar recurso ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte)".