Logo Folha de Pernambuco

FUTEBOL

Tabu a ser quebrado: Pernambuco não consegue o acesso com algum clube da Série D há oito anos

Santa Cruz, Afogados e Salgueiros lutarão para quebrar histórico recente

Santa Cruz terá o desafio de retornar para a Série CSanta Cruz terá o desafio de retornar para a Série C - Foto: Marlon Costa/Futura Press/Folhapress

Leia também

• Novo executivo promete Santa forte na Série D: “vamos brigar por título”

• De volta à Série D: veja como foi o Santa na primeira passagem pela divisão

Rebaixado na Série C, o Santa Cruz se juntará a Afogados e Salgueiro, classificados pelo estadual, como representante de Pernambuco na quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Os três terão um árduo desafio pela frente, uma vez que o histórico recente mostra que tem sido difícil para os clubes pernambucanos conseguirem o acesso à Terceirona. A última vez foi em 2013, com o Salgueiro.

Inaugurada em 2009, a Série D nunca teve um campeão de Pernambuco. O Tricolor do Arruda foi quem mais se aproximou do feito, em 2011, quando foi vice para o Tupi/MG. Para piorar, os acessos citados, de Santa Cruz e Salgueiro, são os únicos que a Terra do Altos Coqueiros conseguiu emplacar. 

Carta na manga
Em contrapartida, o Santa Cruz conta com um trunfo a seu favor. O técnico Leston Júnior, atual comandante tricolor, é o atual vice-campeão da competição, feito conquistado com o Floresta na temporada passada. O treinador já destacou em seu retorno que possui conhecimento acerca da competição e usará isso a favor da Cobra Coral em 2022.

Veja também

Newsletter