futebol

Talento ou cai-cai? Quem é o 'Neymar colombiano' do Millionarios, adversário do Flamengo

Daniel Ruiz, de 22 anos, que também teve passagem pelo Santos, não empolgou no time paulista e foi devolvido depois de 6 meses

Daniel Ruiz, o 'Neymar colombiano' que enfrentará o Flamengo Daniel Ruiz, o 'Neymar colombiano' que enfrentará o Flamengo  - Foto: Reprodução/X

Apelidado de "Neymar colombiano", o meia-atacante do Millionarios Daniel Ruiz, de 22 anos, enfrentará o Flamengo na estreia da Libertadores, às 19h, nesta terça-feira. Ano passado, o jovem teve uma breve passagem pelo Santos. No entanto, ele não empolgou os torcedores, seu desempenho ficou abaixo do esperado e acabou sendo devolvido ao time colombiano seis meses depois.

O meia chegou por empréstimo ao clube paulista em fevereiro de 2023. Porém, sofreu com problemas de adaptação e não entregou o esperado. O atleta chegou a ser afastado por Paulo Turra, técnico na época, e escolheu por permanecer no Brasil para tentar um empréstimo para algum clube brasileiro. Daniel até recebeu algumas sondagens, mas não encontrou um novo caminho no país.

Em agosto, o meia aceitou ser devolvido ao Millonarios. Ao todo, o "Neymar colombiano" participou de 19 jogos, entregando duas assistências e sem gols.

O apelido, no entanto, nada tem a ver com o talento do jogador ou sua passagem pelo clube que apresentou Neymar ao mundo. O motivo é uma característica semelhante à do brasileiro. Marcado pelo termo "cai-cai", Neymar sofre críticas por cavar faltas e por permanecer caído em campo muitos minutos. A plasticidade de algumas quedas, inclusive, geraram memes na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

O caso é o mesmo do colombiano. Na semana passada, na vitória do Millionarios por 3 a 1 sobre o Santa Fé, ele se jogou no chão fingindo sentir dores. Atrás no placar, os adversários perceberam que Ruiz estava simulando uma lesão e imploraram para que o atleta se levantasse. A atitude do meia repercutiu nas redes sociais e foi criticada por torcedores.

"Meu pai é fã do Millonarios e o insulta o tempo todo por se manter no chão", comentou um. "Não era esse quem seria melhor que Neymar e Modric juntos? Que o que Lucho Diaz conseguiu até agora não seria nada comparado ao que esse cara seria?", publicou outro.

Ruiz foi revelado pelo Fortaleza, da Colômbia, e está desde 2021 no Millonarios. Pelo clube, jogou 135 partidas e marcou 15 vezes, além de dar 18 assistências. Já pela seleção colombiana, Daniel disputou o Pré-Olímpico e esteve presente nas derrotas para o Brasil e Equador. Na principal, ele disputou três jogos e não marcou e nem deu passes para gol.

Veja também

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League
Liga dos Campeões

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League

Igor Cariús atinge a marca de 50 jogos pelo Sport e projeta novos objetivos
Sport

Igor Cariús atinge a marca de 50 jogos pelo Sport e projeta novos objetivos

Newsletter