Logo Folha de Pernambuco
FUTEBOL

Técnico da Alemanha critica pesquisa sobre convocação de "mais jogadores brancos": "Racista"

Josh Kimmich também condenou enquete, cuja proposta foi apoiada por 21% dos entrevistados

Nagelsmann renova com a seleção alemã até a Copa do Mundo de 2026Nagelsmann renova com a seleção alemã até a Copa do Mundo de 2026 - Foto: Franck Fife/AFP

O técnico da seleção alemã, Julian Nagelsmann, classificou como "racista" uma pesquisa de uma emissora pública do país que questionou se os entrevistados queriam ver "mais jogadores brancos" na equipe nacional. A sondagem da rede ARD apontou que 21% das pessoas ouvidas concordaram com a proposta.

— É racista. Sinto que precisamos acordar. Muitas pessoas na Europa tiveram que fugir em busca de um país seguro — disse Nagelsmann no domingo, em declarações reproduzidas pela BBC.

Em entrevista na base de treinamento da seleção, Nagelsmann fez coro ao lateral Josh Kimmich, que, um dia antes, havia condenado a enquete.

— Eu vejo isso exatamente da mesma maneira. Esta pergunta é uma loucura. Há pessoas na Europa que tiveram de fugir por causa de guerras, fatores econômicos, desastres ambientais, pessoas que simplesmente querem ser acolhidas. Temos que perguntar o que estamos fazendo neste momento. Nós, na Alemanha, estamos indo muito, muito bem, e quando dizemos algo assim, acho uma loucura como fechamos os olhos e simplesmente bloqueamos essas coisas — destacou o treinador.

 

Veja também

Newsletter