Futebol

Técnico do America-RJ partiu para cima de torcedores do clube; veja vídeo

Alfredo Sampaio partiu para cima de torcedores do America, ao lado do filho, Alfredo Neto, preparador físico da equipe

Alfredo Sampaio, técnico do America-RJ, tentou agredir de torcedores do clubeAlfredo Sampaio, técnico do America-RJ, tentou agredir de torcedores do clube - Foto: Reprodução/Twitter

Alfredo Sampaio, técnico do America-RJ, tentou agredir de torcedores do clube, ao lado do filho, Alfredo Neto, preparador físico, e os demais membros de sua comissão técnica. O comandante teve que ser contido pelos próprios jogadores do America. Alfredo é conhecido por ter "descoberto" e treinado Ronaldo Fenômeno, no São Cristovão.

O treinador se irritou com as cobranças da torcida logo após a derrota da última quarta-feira (2), por 4x3, para o Sampaio Corrêa-RJ, no estádio Lourivaldão, que marcou a eliminação da equipe do Campeonato Carioca A2.

Em uma rede social, um perfil criado por torcedores que opinam e dão notícias sobre o time, "Setor America", indignou-se com a atitude do treinador e lamentou a eliminação do America. 

"Um absurdo! Já não basta a teimosia desse técnico nas escalações, agora ele quer partir pra cima? Torcedor é isso, vive o clube, chora, sorri, sofre, xinga, é necessário aturar ou festejar com o torcedor, ele por outro lado amanhã estará em outro clube ou no sindicato. [...] Hoje foi um dia difícil pra nós, por mais um ano vamos passar pelo pesadelo da A2, precisávamos de uma vitória e ainda dependíamos de um tropeço do Artsul, mas não conseguimos nem fazer o nosso, perdemos por 4x3 para o Sampaio Corrêa", lamentou

O America agora disputa a Copa Rio, torneio que dá uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro e outra para a Copa do Brasil, para o campeão e o vice. Na primeira fase, o duelo será contra o Belford Roxo, com jogo de ida no dia 16 de agosto (quarta-feira), às 14h45, no estádio Nélio Gomes.

Conheça Alfredo Sampaio

Como jogador: 
Por 15 anos, ele foi zagueiro, embora com desempenho mediano, após começar no futsal. Seu percurso seguiu para o futebol de campo no America, graças ao pai ligado à diretoria. Ele passou pelo Fluminense, seu clube do coração, São Cristóvão e Bonsucesso. Em 1980, rumou à Venezuela para jogar no exterior, mantendo presença internacional até 1990, com passagens pelo Marrocos e Oriente Médio.

Houve regressos temporários: em 1987, ao São Cristóvão, e no fim de 1988, para um time de Los Angeles, EUA. Em 1990, voltou ao America, onde encerrou a carreira aos 32 anos após cirurgia no joelho. Hoje, atua como treinador de futebol.

Como técnico: Sempre dirigindo equipes menores do Rio de Janeiro, como São Cristóvão, ele descobriu e treinou Ronaldo Fenômeno antes deste ser vendido ao Cruzeiro em 1992, aos 17 anos. Passou por várias equipes como Bangu, Portuguesa-RJ, America, Itaperuna, Entrerriense, Friburguense e Madureira. Teve passagem pelo Avaí durante parte do Campeonato Brasileiro da Série B de 2007.

Tornou-se auxiliar de Romário no Vasco da Gama em 2008, mas assumiu como técnico após a saída de Romário. No entanto, também deixou o Vasco depois de desentendimentos, incluindo um com Edmundo.

Passou por várias equipes nos anos seguintes, incluindo Madureira, Cabofriense, Boavista-RJ, Duque de Caxias, Volta Redonda, Bonsucesso, Resende e novamente Bangu. Em 2021, assumiu o Madureira e continuou em 2022 no Campeonato Carioca, mas foi demitido após um ano no comando. Em 3 de março de 2023, foi anunciado como treinador do América para a disputa da Série A2 do Campeonato Carioca.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter