Logo Folha de Pernambuco

Tênis

Tênis e educação esportiva movem abertura da nova unidade do Instituto Próxima Geração, no Recife

Aulas serão ministradas de segunda a quinta, nas quadras do Recife Tênis Clube, localizado na Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana

Mauro e Douglas orientam crianças que participam do Instituto Próxima GeraçãoMauro e Douglas orientam crianças que participam do Instituto Próxima Geração - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Mais de 800 crianças atendidas em quase cinco anos de atividade. Criado em 2018, sob a tutela do ex-tenista profissional Mauro Menezes e do coordenador Douglas Santana, o Instituto Próxima Geração tem currículo extenso quando o assunto é estimular a transformação social de comunidades carentes através do esporte. Iniciado em São Paulo, o IPG aporta agora no Recife. Desde a última terça (1º), mais uma unidade foi aberta, no Recife Tênis Clube, na Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana. A localidade é nova, mas o desejo de utilizar o tênis e a educação esportiva como processo de integração social permanece o mesmo. 

"Sempre buscamos projetos sociais e apareceu essa oportunidade. Nós conseguimos captar recursos, transferindo o Instituto Próxima Geração para cá, sendo a primeira unidade fora de São Paulo. A gente enxerga essa ação como a chance de trazer um público que normalmente não teria acesso ao tênis. Isso é uma amostra da confiança no clube pelos 16 anos de trabalho na área", afirmou Renato Braga, proprietário do Recife Tênis Clube.

O IPG desenvolve jovens de 6 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio. A criança precisa comprovar a frequência escolar. O projeto oferece uma oportunidade de socialização, formação profissional, observando possíveis promessas do esporte. A ação trabalha com parceria da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e tem patrocínio do grupo GPS, com apoio do banco BV e da Wilson.

Professora Juliana Oliveira orienta alunos no Recife Tênis ClubeProfessora Juliana Oliveira orienta alunos no Recife Tênis Clube

“A vinda para Recife foi um sonho. Temos esse projeto há cinco anos, totalmente ligado ao aprendizado do tênis e tudo que ele pode oferecer. Um dos objetivos é trazer um bem-estar mental também. A autoestima da criança melhora muito. Temos relatos de professores falando da melhoria no relacionamento na escola e com os pais. O esporte faz diferença nesse impacto social”, apontou Mauro, que também foi treinador de Fernando Meligeni na campanha da medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2003, na República Dominicana.

No Recife, a coordenação será de Djalma Almeida. As aulas serão ministradas pela professora Juliana Oliveira, com monitoria de Nadinho Albuquerque, no horário das 9h às 11h e 14h às 16h, de segunda a quinta. Ao todo, são 75 vagas disponíveis, sendo 90% dedicadas aos estudantes do ensino público. Todos os alunos recebem uniforme e têm à disposição gratuitamente todo o material necessário para jogar tênis, além de lanche.

Aulas do Instituto Próxima Geração acontecem no Recife Tênis ClubeAulas do Instituto Próxima Geração acontecem no Recife Tênis Clube

“Nossa proposta é devolver para a sociedade tudo que o esporte fez por nós. A melhor união é com a educação. Nosso projeto começou pequeno, com 60 crianças. Hoje atende mais de 120 de forma integral, com ensino de tênis, reforço alimentar, acompanhamento nutricional, psicológico e escolar. Esse é nosso primeiro núcleo fora de São Paulo. Fomos bem acolhidos no Recife Tênis Clube. Tem quadra coberta, sendo próximo de comunidades. Essa sinergia faz com que o projeto tenha sucesso. A cidade nos recebeu de braços abertos”, declarou Douglas. Salvador, na Bahia, e Monte Mor, em São Paulo, serão os próximos locais a receber o IPG.

INSTITUTO PRÓXIMA GERAÇÃO

- Criado em 2018, em São Paulo, pelo ex-tenista profissional Mauro Menezes, sob coordenação de Douglas Santana

- Recife é a primeira unidade fora de São Paulo, com o projeto funcionando no Recife Tênis Clube

- Projeto funciona de segunda a quinta, das 9h às 11h e 14h às 16h

- Ao todo, são 75 vagas, sendo 10% para estudantes da rede privada e 90% da rede pública. Mais de 60 já foram preenchidas

- Inscrição pode ser feita na sede do Recife Tênis Clube, na Imbiribeira

- Podem participar jovens de 6 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio. A criança precisa comprovar a frequência escolar.

- Todos os alunos recebem uniforme e têm à disposição gratuitamente todo o material necessário para jogar tênis, além de lanche.

- O instituto trabalha com parceria da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e tem patrocínio do grupo GPS, com apoio do banco BV e da Wilson.
 

Veja também

Newsletter