Tenista ex-número 1 do mundo, Simona Halep é suspensa provisoriamente por doping
Atleta romena testou positivo para a substância proibida que estimula produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos
A ex-número 1 do mundo Simona Halep foi suspensa após testar positivo em um teste de doping durante o US Open de 2022. A romena testou positivo para a substância proibida roxadustat, um medicamento antianemia, que é um inibidor da prolil-hidroxilase HIF e aumenta a produção endógena de eritropoietina, estimulando a produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos.
A tenista, de 31 anos, se pronunciou em relação à suspensão. "Hoje começa o jogo mais difícil da minha vida: a luta pela verdade. Fui notificada de que testei positivo para uma substância chamada Roxadustat em uma quantidade extremamente baixa, o que foi o maior choque da minha vida", disse Simona através de suas redes sociais.
Leia também
• Bia Haddad fica com o vice no WTA 1000 de Toronto; brasileira foi derrotada pela romena Simona Halep
• Aniversariante do dia, Simona Halep vence na abertura de Roland Garros
Simona se defende comentando que nunca fez uso da substância e que a ideia de "enganar" nunca passou por sua cabeça, já que é contra seus valores, e que a verdade iria aparecer mais cedo ou mais tarde.
"Durante toda a minha carreira, a ideia de trapacear nunca nem passou pela minha cabeça, já que é totalmente contrária aos valores em que fui educada. Encarando essa situação injusta, me sinto completamente confusa e traída. Vou lutar até o fim para provar que nunca usei sabidamente nenhuma substância proibida. Tenho fé que cedo ou tarde a verdade vai aparecer. Não é sobre títulos ou dinheiro, é sobre honra e sobre amor à história que desenvolvi no tênis nos últimos 25 anos", completou.