Testes de Covid-19 dão negativo e Santa deve ter time titular completo contra Jacuipense
Tricolor sofreu com desfalques nas cinco últimas rodadas em decorrência de jogadores diagnosticados com o vírus
Finalmente um respiro para o Tricolor. Após mais de um mês atuando com o time desfalcado, entre jogadores e comissão técnica, o Santa Cruz recebeu nessa quinta os resultados dos testes de Covid-19 e comunicou que todos os exames realizados no departamento de futebol deram negativo. A notícia, além de boa por si só, é um grande sinal de que o técnico Marcelo Martelotte pode ter o elenco titular completo diante do Jacuipense, na próxima segunda-feira (30), pela 17° rodada da Série C.
As coletas foram realizadas na última terça, e levaram dois dias para terem os resultados divulgados. Anteriormente, ainda em outubro, o Tricolor não pôde contar com as atuações dos goleiros Maycon Cleiton e Luiz Fernando, ambos que cumpriram isolamento social em decorrência do vírus. No mesmo mês, o comandante Martelotte junto ao auxiliar técnico Júnior Boca e aos atacantes Caio Mancha e Negueba, também se ausentou do time por um período equivalente a dez dias.
Leia também
• Contra adversário indigesto, Santa olha para o passado na espera de não repetir erros fatais
• Mente sã, corpo são e os cuidados para o Santa não deixar ritmo cair
• Santa espera tirar lição de desleixos para evoluir
Já no mês vigente, o Santa teve 13 funcionários afetados pela Covid-19. Foram dois integrantes do departamento médico, um preparador físico e o executivo de futebol do clube, Nei Pandolfo. Além da grande lista de atletas, sendo nove, ao todo: Danny Morais, William Alves e Denílson, Toty, Paulinho, Pipico, Chiquinho, e na rodada anterior, Didira e o centroavante Victor Rangel.
Os meia inclusive, retornou aos treinos nessa quinta e terá quatro atividades para recuperar parte do condicionamento físico até o duelo contra os baianos, em Pituaçu. Já o atacante sentiu um desconforto muscular e não treinou com o grupo. Titular absoluto do meio de campo coral, existe e a possibilidade de Didira entrar de frente no jogo, mas também podendo contar com Chiquinho na armação das jogadas - jogador que retornou aos gramados diante do Manaus, sendo autor do único tento do time na partida -, Martelotte deve ser cauteloso e lançar o primeiro meia no decorrer do confronto para que ele possa, de forma gradativa, recuperar o ritmo de jogo.
A indicação é de que, com todos os resultados negativos para a Covid-19, o treinador consiga definir a escalação do time em campo de forma mais tranquila que nas semanas anteriores. No momento, o técnico tem todos os atletas titulares à disposição. Entre os reservas, Luiz Fernando treina com os companheiros desde a última sexta, após quase um mês em recuperação de uma lesão grau dois na anterior da coxa direita.