Thiem, campeão do US Open, avança à segunda fase de Roland Garros
Sem muitos obstáculos para obter vaga, austríaco enfrentará o americano Jack Sock, 303º do ranking da ATP
O recém sagrado campeão do US Open e terceiro cabeça-de-chave, o austríaco Dominic Thiem, avançou à segunda fase em Roland Garros nesta segunda-feira graças a uma vitória por 6-4, 6-3 e 6-3 sobre o croata Marin Cilic (nº 40).
Thiem, finalista do Grand Slam parisiense nos últimos dois anos - nas duas vezes foi derrotado pelo espanhol Rafael Nadal - enfrentará o americano Jack Sock (303º do ranking da ATP) na próxima rodada.
"Apenas duas semanas entre dois Grand Slam é muito curto", disse o austríaco, que venceu em Nova York no dia 13 de setembro.
"Mas adoro este torneio, é o meu Grand Slam favorito e queria mesmo preparar-me bem aqui. Estou muito feliz com a minha primeira fase", acrescentou.
Leia também
• Em Roland Garros, Nadal mira igualar Federer, com Djokovic e Thiem à espreita
• Thiem bate Zverev em batalha no US Open e conquista inédito Grand Slam
A última partida de Thiem foi a exaustiva final do US Open, quando ele derrotou o alemão Alexander Zverev em cinco sets.
Apenas quinze dias depois, o austríaco soube se adaptar à mudança de superfície - de rápido para saibro - para vencer com autoridade sob o teto retrátil da quadra central de Roland Garros contra um jogador importante como Cilic, vencedor do Aberto dos Estados Unidos em 2014.
Com um jogo sólido, Thiem se mostrou cada vez mais bem-sucedido conforme a partida avançava. Para fechar o duelo, ele recuperou um break e venceu cinco games consecutivos (de 0-2 a 5-2) superando o adversário em pouco mais de duas horas.
"Eu adoro jogar aqui quando está dez ou quinze graus, isso me lembra os meus torneios juniores na Áustria. Eu gosto quando a quadra não é muito rápida e tenho tempo no fundo da quadra", disse ele, mostrando uma preferência diferente daquela da maioria dos jogadores.
Um cabeça de chave que acabou sendo eliminado nesta segunda-feira foi a jovem promessa canadense de 20 anos, Félix Auger-Aliassime (N.19), que perdeu para o japonês Yoshihito Nishioka, com parciais de 7-5, 6-3 e 6-3.
Resultados da jornada:
- Simples masculino - Primeira fase:
Hugo Gaston (FRA) x Maxime Janvier (FRA) 7-6 (7/5), 6-4, 6-3
Yoshihito Nishioka (JPN) x Félix Auger-Aliassime (CAN/N.19) 7-5, 6-3, 6-3
Tommy Paul (EUA) x James Duckworth (AUS) 6-2, 6-3, 6-2
Jack Sock (EUA) x Reilly Opelka (EUA) 6-4, 6-4, 6-3
Dominic Thiem (AUT/N.3) x Marin Cilic (CRO) 6-4, 6-3, 6-3
Pierre-Hugues Herbert (FRA) x Michael Mmoh (EUA) 6-3, 6-2, 6-3
Mikhail Kukushkin (CAZ) x Fabio Fognini (ITA/N.14) 7-5, 3-6, 7-6 (7/1), 6-0
Pedro Martínez (ESP) x Aleksandar Vukic (AUS) 7-5, 6-4, 6-0