Thierry Henry será técnico das seleções sub-21 e olímpica da França
A lenda do Arsenal, que brilhou também no Barcelona, deixa o cargo de auxiliar-técnico da Seleção Belga para assumir o compromisso
O ex-atacante Thierry Henry foi nomeado nesta segunda-feira (21) técnico das seleções sub-21 e olímpica da França, informaram fontes próximas às negociações.
O principal objetivo de Henry, que sucede no cargo Sylvain Ripoll, é fazer o time francês brilhar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Henry poderá dirigir Kylian Mbappé, já que o atacante do Paris Saint-Germain expressou em várias ocasiões seu sonho de disputar os Jogos Olímpicos, um desejo apoiado pela Federação Francesa de Futebol (FFF).
O torneio olímpico de futebol masculino é reservado para jogadores com no máximo 23 anos, mas cada equipe pode incluir em sua lista de convocados até três nomes com mais idade.
Leia também
• Com abraço discreto em Mbappé, Neymar se despede do PSG após seis temporadas
• Sem Mbappé e Neymar, PSG estreia no Francês com empate sem gols contra o Lorient
Por sua trajetória e idolatria na França, Henry, campeão mundial (1998) e campeão europeu (2000) com os 'Bleus', dará grande visibilidade ao time olímpico.
Mas se o ex-atacante teve uma imensa carreira como jogador, sua etapa como técnico até agora não teve grandes trabalhos.
A primeira experiência no Monaco durou apenas três meses e meio, entre outubro de 2018 e janeiro de 2019.
Em novembro desse ano, foi contratado para comandar o Impact Montréal da MLS, mas pediu demissão em fevereiro de 2021 sem conseguir bons resultados.
Henry também foi auxiliar na comissão técnica da seleção da Bélgica em duas oportunidades (2016-2018 e 2021-2022), conseguindo chegar às semifinais da Copa do Mundo de 2018.