Tite explica por que não usou Daniel Alves contra a Suíça: "características diferentes"
"É um jogador com virtudes técnicas impressionantes", elogiou o treinador da seleção brasileira
Em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (1), Tite explicou o motivo de não ter usado Daniel Alves no segundo jogo da fase de grupos. O lateral seria o substituto natual de Danilo, machucado, mas o treinador da seleção brasileira optou por escalar o zagueiro Militão na posição. Contra Camarões, no entanto, Daniel Alves deve iniciar jogando com a braçadeira de capitão.
"A gente tem jogadores com características diferentes. Quando ele fala de ataque, eu trato como construção, armação. É um jogador com virtudes técnicas impressionantes. Por isso ele tem essa longevidade em alto nível. A exigência dele não é velocidade. É um jogador técnico em sua essência", explicou Tite.
"Eu trago como uma equipe equilibrada, com agressividade constante. A Suíça, por exemplo, neutraliza o tempo todo. Nós temos uma equipe com toda uma história de seis anos, com equilíbrio. A gente sabe que temos que consolidar e evoluir. Eu tenho experiência com Copa do Brasil, que é mata-mata. A Copa do Mundo é só mata", ponderou o treinador.
Leia também
• Gol, goal, tor... Veja como cada país que disputa a Copa do Mundo celebra o "gol" da sua seleção
• Nome contestado da convocação, Dani Alves será capitão e pode quebrar recorde
• Lateral-direito da seleção brasileira Danilo publica texto enaltecendo profissionais
Sem reservas ou titulares
O treinador da equipe canarinha, ao seu estilo de gestor de grupo, comentou sobre a importância de todo o elenco na competição. "O Brasil tem 26 grandes atletas e uma grande equipe. No comparativo com as outras seleções, eu não tenho tempo para isso. Não dá. Tamanho o foco, o envolvimento, a responsabilidade que temos. É o tempo de descansar, jantar com a família e encarar de novo", comentou.
"Só posso mensurar quantos atletas posso utilizar em sequência com eles produzindo em campo. É uma oportunidade de alto nível eles competirem. É um risco? Sim, mas uma oportunidade para mostrarem toda sua qualidade", destacou Tite. "Temos 26 atletas de altíssimo nível. Quem vai jogar? Você pega o Fabinho titular no Liverpool, Ederson no City, Martinelli e Jesus no Arsenal... É muita competição. E dou as melhores condições para que eles compitam no mais alto nível, mas não procuro me aprofundar para te dar uma resposta. A Tunísia que nós vencemos, venceu a França. Para o próximo jogo, tem uma equipe acompanhando", disse.
Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua.