TJD-RS denunciará Grêmio por música racista de torcida no Gre-Nal
Procuradoria aguarda recebimento de súmula da partida para analisar caso; gremistas entoaram cântico em que citam 'chora, macaco imundo'
A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) oferecerá denúncia contra o Grêmio após a torcida tricolor entoar um cântico racista no clássico contra o Internacional válido pelo campeonato Gaúcho nesta quarta-feira. Na ocasião, torcedores presentes no Beira-Rio cantavam "chora, macaco imundo, que nunca ganhou de ninguém". As imagens viralizaram nas redes sociais.
O tribunal aguarda o recebimento da súmula da partida para definir o procurador que vai assumir o caso, o que deve acontecer até esta sexta-feira. O GLOBO apurou que a previsão é de que a denúncia seja oferecida no início da próxima semana, entre segunda e terça-feira. O Grêmio deve ser enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ).
O artigo dispõe sobre "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência". A pena prevista pode variar de perda de pontos, perda de mando de campo até multa, a depender do enquadramento.
Leia também
• Diante de um bastidor conturbado, elenco do Santa Cruz prega foco no Clássico das Emoções
• Equilíbrio toma conta dos últimos encontros entre Náutico e Sport
• Náutico embala sequência de vitórias após início ruim de Felipe Conceição
O diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, pretende conversar com diretores do Grêmio ainda nesta quinta-feira sobre o episódio. Em suas redes sociais, o Observatório informou que recebeu a denúncia dos cânticos por diversos perfis.
A Procuradoria denunciou esta semana o Grêmio por um episódio de injuria racial cometido por um gremista contra torcedores do Inter no clássico que seria disputado em 26 de fevereiro, mas foi adiado após o ônibus da delegação tricolor ser atingido por pedras na chegada ao estádio. Um julgamento está marcado para a próxima quarta-feira. As semifinais do estadual estão agendadas para os dias 19 e 23 de março.
Em nota, o Grêmio repudiou os cânticos racistas e afirmou que a "busca por combater ações discriminatórias é diária" dentro do clube. Veja a íntegra do posicionamento:
"O Grêmio é um clube de todos, e temos muito orgulho disso. No nosso sangue e na nossa história estão as marcas dos povos do mundo todo. Manifestamos total repúdio a qualquer manifestação de cunho racista ou preconceituoso. Temos certeza de que a absoluta maioria da torcida gremista e dos cidadãos gaúchos também repudiam atos dessa natureza. A busca por combater ações discriminatórias é diária dentro do Grêmio, com uma série de ações práticas nesse sentido, e essa postura permanecerá para que episódios de preconceito de qualquer ordem não sejam mais vistos dentro de um estádio de futebol e na sociedade", diz a nota.