Tóquio pode entrar em novo estado de emergência incluindo período dos Jogos
Será o quarto estado de emergência decretado no Japão desde o início da pandemia
O governo japonês planeja declarar um novo estado de emergência em Tóquio devido ao aumento dos casos de Covid-19, que em princípio se estenderá por todo o período dos Jogos Olímpicos, que começam em duas semanas na capital, informou nesta quarta-feira a imprensa local.
"O governo decidiu declarar um quarto estado de emergência em Tóquio e comunicou sua decisão" à coalizão governante do país, informou a estação de televisão pública NHK.
O estado de emergência deve ser estabelecido até 22 de agosto, segundo a imprensa, período que engloba os Jogos de Tóquio, que serão realizados de 23 de julho a 8 de agosto.
Será o quarto estado de emergência decretado no Japão desde o início da pandemia.
De acordo com a agência Kyodo, que cita um alto funcionário do governo, as Olimpíadas provavelmente serão disputadas sem a presença de público.
Os organizadores tomaram a decisão inédita em março de impedir a chegada de espectadores do exterior.
Em junho, eles autorizaram a presença de espectadores locais, mas com 50% da capacidade do local com um limite de 10.000 pessoas.
Recentemente, os organizadores do evento esportivo alertaram para a possibilidade das provas serem realizadas a portas fechadas, já que a situação em relação à pandemia no Japão voltou a piorar.
Leia também
• Com mais dois convocados, Brasil terá 53 atletas em Tóquio
• Atletas poderão se manifestar nas arenas, mas não no pódio dos Jogos de Tóquio
• Calor e umidade: como recriar as condições de Tóquio na busca por medalhas