Torcedora que praticou racismo contra Yago, da seleção brasileira de basquete, foi banida por clube
Na época, transmissão flagrou o armador da seleção brasileira sendo chamado de "mono"
Antes mesmo de Vini Jr. ter sofrido injúria racial por parte da torcida do Valencia, outro brasileiro já foi vítima recentemente na Espanha: o armador Yago, ex-Flamengo e atualmente no Ratiopharm Ulm, da Alemanha. Durante partida contra o Club Joventut de Badalona, pela Eurocopa de Basquete, o armador da seleção brasileira foi chamado de "mono" — macaco, em espanhol — por uma torcedora flagrada pela transmissão. Ela foi punida.
Na época, o Badalona informou que "colocou vídeos no conhecimento das autoridades competentes para que se tomem medidas necessárias". O GLOBO foi atrás da história e foi comunicado que a torcedora foi identificada após consultas às câmeras de segurança e posteriormente banida de todos os jogos da equipe. Em contato com a reportagem, Yago também confirmou o banimento da torcedora e prestou solidariedade ao racismo sofrido por Vinicius Junior.
Leia também
• Cartão vermelho dado ao brasileiro Vinícius Júnior é retirado na Espanha
• Vinícius Júnior se torna símbolo da luta contra o racismo
• Armador da seleção brasileira de basquete é alvo de racismo em jogo na Espanha
"O meu time, os dirigentes e a liga que a gente joga, tomaram providências e baniram a pessoa que praticou esse ato racista. Ela não pode mais frequentar o ginásio e as partidas do clube. O sentimento [de ver] quando acontece isso é o mesmo. Não importa com quem quer que seja. Eu sinto raiva. Parece que foi comigo outra vez", declarou Yago.
"É uma coisa bem difícil, você não sabe o que fazer, não sabe o que pensar. Não sabe como agir nessa situação. Eu, de primeira, não soube como reagir, mas é uma coisa que ficou na minha cabeça e coração. Nesses últimos tempos, não só eu, não só o Vini, mas outras pessoas estão mostrando que isso não tem que acontecer. Está tendo uma repercussão gigantesca. Esse é o caminho para mudar", completou.
Na partida, Yago marcou 16 pontos, deu oito assistências e pegou sete rebotes, mas o Ratiopharm Ulm foi derrotado por 82 a 76 para o Joventut Badalona. O armador defendeu o Flamengo em 2020, 2021 e 2022. Pelo Rubro-Negro, conquistou a Copa Super 8 2020, o NBB 2021, a BCLA 2021 e a Copa Intercontinental FIBA 2022, entre outros.