Torcida do Fortaleza faz mosaico antirracista em jogo contra argentinos do River Plate
Arquibancada da Arena Castelão teve mensagens contra o preconceito; apoiadores do Tricolor do Pici foram hostilizados em Avenalleda
A torcida do Fortaleza fez uma manifestação antirracista na partida disputada contra o River Plate, pela Libertadores, nesta quinta-feira. Dois mosaidos na arquibancada da Arena Castelão mostraram as mensagens "Juntos na Luta" e "Stop Racism".
Torcedores do Tricolor do Pici foram hostilizados com provocações racistas no primeiro jogo entre as duas equipes, realizado em Avenalleda, na Argentina. Na ocasião, um torcedor adversário jogou uma banana em direção aos apoiadores do Fortaleza.
Além dos mosaicos, o goleiro Max Walef entrou em campo com uma mensagem na luva. O equipamento do jogador continha a imagem de um punho cerrado, usada por movimentos antirracistas, e mensagens contra o preconceito, e pedidos de respeito e justiça.
Leia também
• Clube gaúcho é denunciado por racismo após torcedor chamar jogador adversário de "negro de merda"
• Presidente da CBF e Conmebol se pronunciam sobre recentes casos de racismo no futebol
• Em jogo do Flamengo, brasileiros são vítimas de racismo e feridos por pedras e sinalizadores
Em duas semanas, três casos explícitos de racismo na Libertadores envolveram torcedores argentinos do Boca Juniors, River Plate e Estudiantes em jogos no Brasil e na Argentina.
No caso do torcedor do River Plate, que jogou bananas em direção à torcida do Fortaleza, o clube suspendeu o sócio por seis meses. Além disso, ele passará por um processo de conscientização sobre xenofobia no Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (INADI), órgão federal que discute políticas públicas de inclusão e combate à discriminação.