Toty diz estar 100% para retornar, mas prega cautela quanto ao ritmo de jogo
Lateral direito ficou de fora das partidas contra Vila Nova e Remo pelo Grupo A da Série C, por conta da Covid-19
Treinando há quase uma semana, depois de recuperado da Covid-19, Toty diz estar 100% para voltar a sentir o gramado do Arruda nos pés. Fora dos dois últimos confrontos do Santa Cruz, contra Vila Nova e Remo, após passar o período de dez dias em isolamento social, o lateral-direito contou sobre os sintomas que sentiu da doença, se colocou à disposição do técnico Marcelo Martelotte e mostrou não gostar de ficar parado também fora das quatro linhas. Mas, ainda precisando recuperar as duas semanas que passou sem entrar em campo, o defensor pregou cautela quanto ao ritmo de jogo.
“Feliz de estar de volta ao trabalho, ao dia a dia com os companheiros. A gente fez o procedimento padrão que o departamento médico passa, graça a Deus deu tudo certo, a gente pôde recuperar rápido. Eu perdi um pouco o paladar, o olfato, mas foi bem pouco, acho que no máximo nos quatro primeiros dias. Depois disso, já retornou o paladar e o cheiro, mas tivemos que aguardar os 10 dias do protocolo e de lá para cá estamos 100%”, iniciou.
Leia também
• Didira e Victor Rangel testam positivo para Covid-19 e desfalcam Santa
• Com fase decisiva em vista, disputa por posições deve crescer no Arruda
• Danny Morais mostra cautela em apontar 'ponto positivo' de surto de Covid-19 antes da fase decisiva
“Acredito que estou à disposição do professor. Foram 10 dias, mas mesmo com pouco espaço em casa, a gente pôde manter alguns trabalhos, porque eu não estava sentindo cansaço, dor de cabeça, algo que me limitasse a fazer alguma atividade física. Mas perguntei a preparação física, ao médico se eu poderia fazer algum tipo de trabalho e eles passaram o que eu poderia fazer, com um certo cuidado, pouco tempo de exercício. Consegui fazer esses procedimentos e não perdi tanto a parte física. Agora, vamos ver a questão do ritmo de jogo, porque foram dois jogos fora”.
Assim como demais companheiros que não estavam em condições clínicas para participar do triunfo sobre o Remo, no Mangueirão, Toty acompanhou a partida de casa e elogiou a atuação de Lourenço, que precisou recuar para a lateral direita após a saída de Bileu.
“Lourenço é um jogador versátil, tem muita qualidade. Conhece bem aquele lado do campo, até porque já jogou no Avaí como lateral. Na emergência que teve ali ele pôde dar conta do recado e foi muito bem. Isso é o que tem feito a diferença na nossa equipe. Tem atletas que atuam em várias posições no campo. A gente fica feliz por isso, porque sabe que na hora que apertar eles estão ali para dar conta do recado”.
Após o retorno de Toty, William Alves, Danny Morais, Paulinho, Denílson e Pipico, Martelotte tem quase todo o elenco disponível na prancheta técnica, mas não poderá contar com Didira e Victor Rangel para o jogo contra o Manaus, neste sábado (21), no Arruda. Ambos receberam diagnóstico postivo para a Covid-19 e já cumprem o isolamento social. Por outro lado, o meia Chiquinho deve retornar ao batente nesta quinta, mas também não estará disponível para o confronto, por conta do curto tempo de preparo físico até o dia do duelo, válido pela 16ª rodada do Grupo A da Série C.