Logo Folha de Pernambuco

Campeonato Carioca

Tribunal desportivo autoriza Flamengo a transmitir final da Taça Rio

Taça Rio 2020 foi decidida entre Flamengo e FluminenseTaça Rio 2020 foi decidida entre Flamengo e Fluminense - Foto: Flamengo/Twitter

O TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) liberou o Flamengo para transmitir pelo seu canal no YouTube a final da Taça Rio (o segundo turno do estadual), contra o Fluminense. A decisão foi divulgada na tarde desta quarta (8), horas antes da partida, marcada para as 21h30.

Em sorteio realizado na última segunda-feira (6), ficou determinado que o mandante do confronto seria o Fluminense. Isso lhe daria o direito de exclusividade na exibição do confronto, o que estava planejado para acontecer apenas na FluTV, seu canal na plataforma de vídeos.

Na teoria, o clube poderia até mesmo vender a transmissão para uma emissora de TV, já que a Globo rescindiu o contrato do torneio e avisou que não mostraria a final.

O auditor José Jayme Santoro, do TJD, entendeu que, como a final acontecerá em jogo único, os dois times deveriam ter direito à transmissão e concedeu a liminar.

"Parece bastante óbvio que a MP 984/2020 criou um sistema de pesos e medidas onde o mandante é quem detém esse direito, pois na mesma proporção será mandante em outros jogos. Como o regulamento da competição foi elaborado antes do texto legal, é de entendimento juvenil que não poderia o texto do regulamento prever a regra da MP e, portanto, um jogo único não sofrerá efeitos da compensação que a MP se preocupou", disse Santoro.

A decisão vai contra o que determina a Medida Provisória 984/2020, publicada pelo governo federal no dia 18 de junho. Ela mudou o entendimento da Lei Pelé, de que uma partida só pode ser exibida com a anuência dos dois clubes envolvidos, e passou a determinar que o mandante é o dono dos seus direitos.

Foi com esse argumento que o Flamengo, que não havia assinado contrato com a Globo para o torneio, mostrou seus confrontos com Boavista e Volta Redonda na FlaTV, canal no YouTube que também poderá será usado pela agremiação para transmitir a final da Taça Rio. O Flamengo, em nota divulgada após a liminar, informou que exibirá a partida desta quarta na FlaTV apenas se o Fluminense ou a Globo não o fizerem.

"Apesar desta decisão favorável, o Flamengo, seguindo o que preconiza a MP 984, que garante que o direito de transmissão é do clube mandante, informa que só exercerá o direito conseguido no TJD caso o imbróglio judicial entre o Fluminense e a Rede Globo de Televisão continue e impeça a transmissão do jogo pelas duas instituições", afirma o texto.

O clube tricolor nega ter qualquer disputa judicial com a emissora. "O Fluminense Football Club, sensibilizado com a incomparável sensibilidade e empatia do Flamengo, esclarece que não tem qualquer problema com o Grupo Globo e que todos os brasileiros poderão assistir à partida através da FluTV", disse a conta do Fluminense no Twitter.

O presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, ironizou, antes mesmo da liminar concedida pelo TJD, a possibilidade de o Flamengo transmitir a partida, com anuência da Ferj (Federação Estadual do Rio de Janeiro). Chamou a exibição de "GatoFerj".

A liminar que favorece o Flamengo foi resultado de um processo iniciado pela Procuradoria do TJD-RJ. O Fluminense (ao lado do Botafogo) tem feito críticas à administração da Ferj, especialmente pela volta do futebol ainda durante a pandemia da Covid-19. Como ganhou a Taça Guanabara, como é chamado o primeiro turno, o Flamengo será campeão estadual com vitória nesta quarta. Se o Fluminense vencer, acontecerão mais dois jogos entre eles.

Veja também

Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro
FUTEBOL

Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro

George Russell faz a pole position do GP de Las Vegas de F1
AUTOMOBILISMO

George Russell faz a pole position do GP de Las Vegas de F1

Newsletter