Tsitsipas vence Nadal de virada e vai às semis do Australian Open
Grego vai enfrentar Medvedev na próxima etapa do torneio
Segundo melhor do mundo atualmente, Rafael Nadal foi superado por Stefanos Tsitsipas de virada nesta quarta-feira (17), nas quartas de final do Australian Open, em mais de quatro horas de jogo.
Nadal chegou a abrir dois sets a zero, mas viu uma grande reação do rival grego e a partida terminou 3/6, 2/6, 7/6 (4), 6/4 e 7/5. O jogo foi disputado sem público devido às restrições australianas para conter o coronavírus -é possível que até o fim do torneio, parte das arquibancadas volte a ser liberada.
Vencedor de 20 Slams na carreira, um recorde ao lado de Roger Federer, o espanhol venceu o Australian Open apenas uma vez na carreira, em 2009.
Leia também
• Medvedev derrota Rublev em duelo russo e avança às semifinais do Aberto da Austrália
• Aberto da Austrália: Bruno Soares busca vaga na semifinal de duplas
• Djokovic e Williams passam às semifinais do Aberto da Austrália
Com a ida às semifinais, na qual vai enfrentar Medvedev, Tsitsipas iguala sua melhor performance em Slams e na Austrália.
O grego começou pior a partida, e entre o segundo e o terceiro set Nadal chegou a quase 20 pontos seguidos conquistados em seu próprio serviço.
Alguns erros do espanhol, sobretudo em dois smashs no tiebreak que poderiam definir a partida, fizeram Tsitsipas voltar para o jogo. A partir daí, o número seis do mundo passou a impor muito mais dificuldade ao seu adversário, até vencer o duelo.
Nadal chegou para o Australian sob dúvidas em razão de uma lesão, mas não havia perdido um set até aqui no torneio.
Sexto do ranking, Tsitsipas, se vencer a semifinal, enfrentará na decisão o ganhador do duelo entre Novak Djokovic, melhor do mundo, e o russo Aslan Karatsev, surpresa do torneio até aqui e que veio do qualificatório em sua primeira disputa do Slam australiano.