Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Uefa proíbe Belarus de sediar partidas europeias

Decisão foi tomada por meio de uma nova reunião de seu Comitê Executivo, nesta quinta (03)

Logo da UEFA, entidade responsável pelo futebol europeuLogo da UEFA, entidade responsável pelo futebol europeu - Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Equipes de futebol de Belarus, assim como a seleção nacional, terão de disputar suas partidas europeias em um estádio neutro - anunciou a Uefa nesta quinta-feira (3), três dias após excluir equipes russas de suas competições em represália pela invasão da Ucrânia por parte de Moscou e com apoio de Minsk.

"O Comitê Executivo da UEFA decidiu que todos os clubes e seleções de Belarus inscritos nas competições da UEFA serão obrigados a jogar suas partidas como locais, em estádios neutros, com efeito imediato. Além disso, nenhum torcedor poderá assistir a esses jogos", escreveu a instituição europeia de futebol em um comunicado.

Esta sanção complementa a que foi anunciada na segunda-feira (28) pela Uefa e pela Fifa sobre a seleção russa, excluída do Mundial Catar-2022, e sobre as equipes russas, suspensas das competições europeias. É o caso, por exemplo, do Spartak Moscou, excluído da Liga Europa.

Neste tema, Fifa e a Uefa seguiram a posição do Comitê Olímpico Internacional (COI), que recomendou "não convidar" atletas e equipes russas e bielorrussas para as competições internacionais europeias.

Enquanto a decisão de segunda-feira se concentrou nas equipes russas, a Uefa esperou até uma nova reunião de seu Comitê Executivo, nesta quinta, para resolver a situação das equipes bielorrussas.

Nenhum time de Belarus se classificou nesta temporada em nenhuma das três principais competições masculinas da Uefa - Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência Europa.

A seleção bielorrussa (94ª na classificação da Fifa) tem em seu programa dois amistosos fora de casa em março, na Índia e no Bahrein. Como local, deve receber o Azerbaijão pela Liga das Nações, em 6 de junho, quatro dias antes de voltar a jogar como local contra Moldávia, ou Cazaquistão.

Questionado nesta quinta-feira durante um fórum dedicado ao futebol e organizado em Londres pelo jornal

Veja também

Newsletter