Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Última estreia do Santa Cruz na Série C com derrota culminou em rebaixamento

Derrota para o Manaus no último domingo (30) se tornou a pior estreia tricolor na Série C; Em 2008, equipe coral foi batida pelo Campinense e acabou rebaixada para a Série D

Santa Cruz foi derrotado por 2 a 0 pelo Manaus, na Arena da Amazônia, no último domingo (30)Santa Cruz foi derrotado por 2 a 0 pelo Manaus, na Arena da Amazônia, no último domingo (30) - Foto: João Normando/FAF

A estreia do Santa Cruz na Série C 2021 revive uma história desagradável para o torcedor tricolor. A derrota por 2 a 0 diante do Manaus, no último domingo (30), na Arena da Amazônia, marca a pior estreia tricolor em todas as seis participações do clube na terceira divisão nacional. O tabu vivia adormecido desde 2008, ano da primeira participação coral na Série C e do rebaixamento para a Série D. Na ocasião, a equipe tricolor foi batida pelo Campinense por 2 a 1, também fora de casa. Em sete estreias, o Santa Cruz venceu apenas uma partida, empatou quatro e perdeu duas.

Em 2008, a Série C vivia um contexto bastante diferente, pré-Série D e com 63 equipes de todo o país. Na primeira fase, os clubes foram divididos em 16 grupos. O Santa Cruz, recém-rebaixado da Série B, ficou no grupo 5, com Campinense, Potiguar e Central. Na primeira partida, no estádio Amigão, em Campina Grande, a equipe comandada por Fito Neves terminou derrotada por 2 a 1, com gols de Wanderley e Fábio, para a Raposa e Gonçalves marcou para o Tricolor. Na segunda posição, a equipe coral passou para a segunda fase, mas não conseguiu fazer frente à Icasa, Salgueiro e o mesmo Campinense, terminando rebaixada para a Série D de 2009. 

Se a história se repetirá ou não, é muito cedo para afirmar, com 17 rodadas a serem disputadas na Série C 2021, mas desde já, um fantasma que há muitos anos não assombrava o torcedor do Santa Cruz ameaça reaparecer pelas bandas do Arruda. Para afastar os maus presságios e retomar a confiança dentro da competição, uma vitória diante do recém-promovido Floresta, no Arruda, no próximo sábado (5), cairia muito bem. 

Confira as estreias do Santa Cruz nas sete participações na Série C:
2008: Campinense 2x1 Santa Cruz - 06/07/2008 - Amigão, Campina Grande/PB
Gols: Vanderley e Fábio (CAM) e Gonçalves (STA)

2012: Santa Cruz 1x1 Guarany de Sobral  - 01/07/2012 - Arruda, Recife/PE
Gols: Fabrício Ceará (STA) e Alex Paraíba (GUA)

2013: Santa Cruz 2x0 Luverdense - 02/06/2013 - Arruda, Recife/PE
Gols: Júlio Terceiro, contra (STA) e Júnior Xuxa (STA)

2018: Náutico 1x1 Santa Cruz - 15/04/2018 - Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata/PE
Gols: Ortigoza (NAU) e Jeremias (STA)

2019: Santa Cruz 2x2 Treze - 29/04/2019 - Arruda, Recife/PE
Gols: Neto Costa e Guilherme Queiroz (STA); Gil e Eduardo (TRZ)

2020: Paysandu 0x0 Santa Cruz - 08/08/2020 - Curuzu, Belém/PA

Como acessar o DAZN?

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Sport x Santos terá segurança de 823 PMs e monitoramento em tempo real, anuncia governo
SEGURANÇA

Sport x Santos terá segurança de 823 PMs e monitoramento em tempo real, anuncia governo

Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro
FUTEBOL

Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro

Newsletter