Logo Folha de Pernambuco

Libertadores

Últimos campeões da Libertadores, Flamengo e Palmeiras fazem final brasileira em Montevidéu

Final reúne os dois melhores ataques da competição; Verdão precisa superar tabu de 4 anos sem vencer o Flamengo

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Leia também

• Atlético-MG empata com Palmeiras e dá outro passo rumo ao título

• Grêmio arranca empate com reservas do Flamengo e abre seis pontos para o Sport

• Palmeiras e Flamengo, da turbulência à calmaria

O capítulo final da Libertadores 2021 se avizinha, com a grande decisão entre Palmeiras e Flamengo disputada neste sábado (27), às 17h, no estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai). O duelo marca o encontro dos dois últimos campeões da competição. Pouco se pode definir ainda do confronto, mas o Flamengo chega como favorito pela campanha invicta e goleadora até o momento. Já o Palmeiras chega com méritos por ter alcançado a final por um caminho mais denso, com clássicos locais.

Palco do espetáculo, o Centenario terá à disposição 100% dos 60.325 lugares, que serão divididos pela Conmebol. Haverá espaço reservado para convidados e áreas separadas para as torcidas. 

No campo, as equipes vivem momento semelhante, com o Alviverde ocupando a terceira posição do Brasileirão, com 59 pontos, enquanto o rubro-negro é o vice-líder, com 67 pontos. 

Para chegar à final, o Verdão eliminou Racing-ARG, São Paulo e Atlético-MG, enquanto o Flamengo passou por Defensa y Justicia-ARG, Olimpia-PAR e Barcelona-EQU. As duas equipes possuem os melhores ataques da competição, com o Flamengo liderando o quadro, com 32 gols, cinco a mais que o Palmeiras. 

Nos treinamentos antes de seguir para o Uruguai, o Palmeiras esboçou sua escalação com a volta de Felipe Melo, que teve participação importante nas duas partidas contra o Atlético-MG, onde marcou de forma individual o atacante Hulk. Apesar da presença de Felipe Melo entre os titulares, o treinador Abel Ferreira segue em dúvida com o meio-campo, podendo optar pela manutenção de Danilo, titular da função. O desfalque confirmado do Verdão é o lateral Marcos Rocha, que está suspenso. 

Do lado rubro-negro, o reforço é o retorno do uruguaio Arrascaeta, que volta de lesão após um mês e meio. Com isso, o treinador Renato Gaúcho terá toda a equipe considerada "ideal" à disposição para a final. 

Confrontos recentes

O retrospecto recente no Brasileirão favorece o Flamengo e impõe um tabu ao Palmeiras, que não consegue vencer a equipe carioca desde 2017. 

No Brasileirão 2021, o Flamengo venceu as duas partidas contra o Palmeiras. Em maio, na primeira rodada, triunfou por 1 a 0, no Marcanã, enquanto no Allianz Parque, em São Paulo, ganhou por 3 a 1. 

Na última decisão entre as duas equipes, o Flamengo levou a melhor, na Supercopa do Brasil, em abril deste ano. A partida, disputada em Brasília, terminou empatada no tempo normal em 2 a 2, com o Rubro-negro vencendo nos pênaltis por 6 a 5. 

Ficha técnica

Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Felipe Melo (Danilo), Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

Flamengo: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Técnico: Renato Portaluppi. 

Local: Estadio Centenario, Montevidéu, Uruguai
Horário: 17 horas
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Assistentes: Juan Belatti e Gabriel Chade
VAR: Julio Bascuñán (CHI)
Transmissão: SBT e Fox Sports

Veja também

Newsletter