Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Um mês, dez jogos: veja o desempenho do Náutico neste início de 2022

Timbu já teve compromissos pelo Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste. Próximo desafio é pela Copa do Brasil

Náutico já disputou 10 jogos na temporadaNáutico já disputou 10 jogos na temporada - Foto: Tiago Caldas/CNC

O Náutico completa hoje o primeiro mês de disputa da temporada 2022, tomando por base a estreia do clube no ano, contra o Íbis, no dia 22 de janeiro, no Campeonato Pernambucano. De lá para cá, o Timbu disputou 10 partidas, entre compromissos pelo Estadual e pela Copa do Nordeste. Mesmo em pouco tempo, a equipe já protagonizou uma derrota em clássico, mudança no comando técnico e confusão com torcida. Confira como foi o início de ano do Alvirrubro.

Nos dez jogos disputados, o Náutico venceu cinco, empatou dois e perdeu três. Aproveitamento de 56,6%. Nos Aflitos, a equipe tem dois triunfos, dois resultados de igualdade e um tropeço (53,35). Como visitante, o Timbu venceu três e empatou dois jogos (60%). 

O Náutico é o atual quarto colocado do Campeonato Pernambucano, com nove pontos (três vitórias e um empate). O Timbu ganhou de Íbis (3x0), Sete de Setembro (3x0) e Vera Cruz (2x1), perdendo apenas para o Retrô (2x1). 

Na Copa do Nordeste, os pernambucanos estão em terceiro no Grupo B, com oito pontos (duas, vitórias, dois empates e duas derrotas). O Náutico empatou em 0x0 com o Campinense, perdeu por 3x2 para o Sport, ganhou de Sampaio Corrêa (1x0) e Atlético/BA (3x0), além de um resultado de igualdade com o Fortaleza (2x2) e o tropeço por 3x1, perante o CSA.

O Náutico marcou 18 gols e sofreu 11. O clube só não balançou as redes no empate em 0x0 com o Campinense, além de não levar gols diante dos paraibanos, Íbis, Sampaio Corrêa, Sete de Setembro e Atlético/BA.

O artilheiro do Náutico na temporada é Carpina, com cinco gols, sendo quatro no Estadual e um no Nordestão. Os demais foram de Júlio (2), Ewandro (2), Robinho (2), Jean Carlos (2), Kauan Maranhão, Leandro Carvalho, Eduardo Teixeira, Júnior Tavares e Rhaldney. 

Hélio dos Anjos comandou o Náutico nos primeiros seis jogos da temporada. O treinador foi demitido dias depois da derrota para o Retrô, por 2x1, nos Aflitos. Jogo que terminou com uma confusão envolvendo atletas e torcedores, na área próxima dos vestiários do estádio. O Timbu trouxe, então, Felipe Conceição, que estava na Chapecoense. O profissional, porém, estava cumprindo suspensão e não esteve à beira do gramado nos quatro compromissos recentes do Alvirrubro - em todos, quem ficou no banco de reservas foi o auxiliar Marcelo Rocha.

O próximo compromisso do Náutico, o 11º de 2022, é quarta (23), contra o Tocantinópolis, no Ribeirão, pela Copa do Brasil. O Timbu joga pelo empate para avançar de fase.

Veja também

Newsletter