Logo Folha de Pernambuco

Série B

Único remanescente da Batalha dos Aflitos, Lucas Leiva participa de mais um acesso do Grêmio

O volante de 35 anos tinha apenas 18 quando entrou em campo no jogo dramático de 2005

Lucas Leiva participou de mais um acesso do Grêmio nos Aflitos Lucas Leiva participou de mais um acesso do Grêmio nos Aflitos  - Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O futebol e seus destinos. O Grêmio jogou a Série B do Campeonato Brasileiro pela segunda vez e conquistou o acesso novamente com uma vitória diante do Náutico, em Recife. Dessa vez, não teve o drama da Batalha dos Aflitos, com o Tricolor Gaúcho vencendo por 3 a 0.

Nesses 17 anos que separam os dois jogos, o volante Lucas Leiva, cria das categorias de base gremista, foi o único jogador que esteve em campo nas duas ocasiões e ainda marcou um dos gols no último domingo (23). Os outros dois foram marcados pelo atacante Bitello.  

Lucas subiu para o profissional do Grêmio justamente no ano de 2005. Ele fez apenas cinco partidas naquele ano, sendo uma delas a Batalha dos Aflitos. O, à época, garoto de 18 anos entrou em campo na segunda etapa e viu de perto todos os acontecimentos malucos da partida. 

Ele ficou no Grêmio até 2007, quando foi transferido para o Liverpool, onde ficou até a temporada 16/17. Antes de voltar para o seu clube de formação, Leiva passou cinco temporadas na Lazio. 

A volta ao Imortal aconteceu aos 35 anos de idade, na metade deste ano. Lucas participou de 16 jogos e marcou três gols. Em entrevista ainda no gramado dos Aflitos ao Premiere, o meia comentou sobre o acesso conquistado. 

“Feliz em poder mais uma vez ajudar o Grêmio de alguma forma a voltar à Série A. Agradecer a torcida, que estava muito ferida e com razão, ninguém queria que o Grêmio passasse por isso. É comemorar, foi um acesso difícil, e pensar o ano que vem com tempo”. 

O Grêmio se juntou ao Cruzeiro como as equipes que conquistaram o acesso antecipado. Restando duas vagas no G4, Vasco e Bahia estão a uma vitória de confirmarem o retorno à primeira divisão. 
 

Veja também

Ancelotti afirma que é 'inadequado' especular sobre a saúde mental de Mbappé: "Eu o vejo contente"
FUTEBOL

Ancelotti afirma que é 'inadequado' especular sobre a saúde mental de Mbappé: "Eu o vejo contente"

Sport x Santos terá segurança de 823 policiais e monitoramento em tempo real, anuncia a PMPE
SEGURANÇA

Sport x Santos terá segurança de 823 policiais e monitoramento em tempo real, anuncia a PMPE

Newsletter