CÂMARA DOS DEPUTADOS

Urgência do projeto de socorro ao esporte é aprovado

Iniciativa prevê série de medidas para minimizar prejuízos sofridos por profissionais so setor

Projeto de Lei é de autoria do deputado Felipe CarrerasProjeto de Lei é de autoria do deputado Felipe Carreras - Foto: Cleia Viana / Acervo Câmara dos Deputados

A grande mobilização feita pelo setor esportivo nas redes sociais, que contou com atletas, treinadores, ex-atletas, confederações e federações, teve sua primeira grande vitória na tarde desta terça-feira (09). Em votação na Câmara dos Deputados, foi aprovado o requerimento de urgência do projeto de lei 2824/2020, de autoria do deputado Felipe Carreras (PSB/PE). 

Com a aprovação da urgência, o projeto não precisa passar em nenhuma comissão da casa e será votado diretamente no plenário. O relator será definido ainda nesta semana, mas tudo indica que seja o deputado federal e ex-nadador, Luiz Silva (PSL/RJ). A expectativa de todos é que o mérito seja analisado e votado até a próxima semana, garantindo assim um fôlego maior para o setor.

Entre as ações previstas no PL estão a complementação de um salário mínimo para os informais do setor (profissionais de educação física, atletas, paratletas, técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, massagistas, árbitros e outros), limitado a renda de dois salários; durante a pandemia, não poderá ser cortada água, energia e serviços de telecomunicações das empresas que atuam no setor; prorroga por um ano a aplicação, realização e prestação de contas de projetos da lei de incentivo e permite que os impostos possam ser pagos em 12 meses; competições e treinamentos só deverão iniciar mediante regulamentação do Ministério da Saúde.

Autor do projeto, o deputado Felipe Carreras comemorou a aprovação na Câmara. "O esporte muitas vezes é o último da fila, mesmo sendo um setor importante, não só para formar medalhista, mas por fazer parte da formação do cidadão, com disciplina e saúde, dialogando com esses valores. Esse setor está parado e desassistido, com competições canceladas, e precisa haver ter um olhar do estado para esses profissionais", argumentou. 

Veja também

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade
Futebol

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Newsletter