Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Vale vaga na semifinal: Santa Cruz visita o Petrolina, pelas quartas do Pernambucano

Tricolor precisa avançar de fase para seguir vivo na luta pelo título e sonhar com vagas nas Copas do Brasil e do Nordeste em 2024

Pipico, atacante do Santa CruzPipico, atacante do Santa Cruz - Foto: Warley Soares

Nem tudo está perdido para o Santa Cruz no Campeonato Pernambucano. Mesmo com a frustração de não ter conseguido a classificação para a Série D 2024 de forma antecipada, o Tricolor ainda pode olhar a reta final do Estadual como uma oportunidade de assegurar presença em torneios importantes, como as Copas do Brasil e do Nordeste, além de buscar o título. Para isso, a Cobra Coral terá que passar pelo Petrolina, nesta terça (4), às 16h30, no Paulo Coelho, pelas quartas de final. Empate no tempo normal levará a decisão para as penalidades. Quem avançar pega o Sport na semifinal. 

Como o Santa Cruz terminou a competição na quinta colocação, com 18 pontos, abaixo do Petrolina, quarto, com 19, a vantagem de jogar em casa ficou com os sertanejos. 

"São 12 horas de viagem até Petrolina. Acho desgastante para os atletas jogarem três dias depois, mas é o que tem. Precisamos nos superar. Não temos tempo para treinar, mas vamos ser competitivos e lutar até o final. Preferia jogar um clássico aqui mesmo do que viajar. Estou há uma semana no clube e já fiz três jogos. A sequência pesa muito. Pensando na saúde física dos atletas, o melhor era jogar aqui", lamentou o técnico Felipe Conceição

Mesmo não encarando um adversário de divisão superior, casos de Náutico (Série C) e Sport (Série B), Conceição vê o Santa um passo atrás do Petrolina. "Não somos (favoritos). Pela grandeza, história e tradição, sim. Mas não dentro da competição, já que eles se classificaram à frente da nossa equipe, fazendo um campeonato mais seguro. Estamos crescendo com o trem a mil quilômetros por hora. Lá tem um trabalho a longo prazo, com uma equipe que joga junta desde o início da competição", citou.



Contas para Copas

O Estadual também será útil para o Santa garantir vaga nas Copas do Nordeste do Brasil em 2024. Para jogar diretamente a etapa de grupos do Regional, o clube precisa ser campeão. Se o título for do Sport ou do Náutico, o Tricolor terá lugar na etapa preliminar via ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

Se outro time fora do Trio de Ferro da Capital levantar o caneco do Pernambucano, a vaga do pré-Nordestão ficará com a equipe de melhor colocação no Estadual, com exceção do campeão, do Sport (classificado via ranking) e Náutico (garantido na pré). Sendo assim, o Santa Cruz teria que, ao menos, ser semifinalista. 

No mata-mata nacional, é necessário ao Santa, no mínimo, ser finalista do Pernambucano. Há também a possibilidade de garantir vaga chegando até a semifinal, mas aí o sexto colocado (Salgueiro) também teria que chegar até a mesma etapa. No regulamento do Pernambucano, é informado que o terceiro espaço na Copa é dado ao clube semifinalista eliminado com melhor campanha na fase de pontos corridos.

Ficha técnica

Petrolina
Adílson; Alan, Foguinho, Raikar e Rodrigo Ramalho; Cristiano, Brendo, Caio Jambeiro e Igor; Erivan e Roberto. Técnico: William Lima

Santa Cruz
Michael; Jadson, Ítalo Melo, Guedes e Marcus Vinicius; João Erick, Arthur e Chiquinho; Lucas Silva, Dayvid e Pipico. Técnico: Felipe Conceição

Local: Paulo Coelho
Horário: 16h30
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior. Assistentes: Ricardo Bezerra Chianca e Jose Romao da Silva Neto
Transmissão: Nosso Futebol e TV Globo

 

 

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B
Série B

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B

Newsletter