"Vamos focar em mudar a mentalidade", diz Hamilton após comentário racista de Piquet
Em publicação no Twitter, piloto fala de "mentalidades arcaicas" e que foi alvo de ofensas por "toda vida"
Lewis Hamilton se manifestou pela primeira vez após a repercussão de um vídeo no qual Nelson Piquet chamava o inglês de "neguinho" durante uma entrevista a um canal no Youtube. Por meio de sua conta no Twitter, em português, ele disse que a prioridade no momento é "focar em mudar a realidade".
O piloto também disse, em outra publicação, que casos como esse refletem "mentalidade arcaica" e que "chegou a hora da ação", pelo fato de atitudes como a de Piquet serem "mais do que linguagem".
"É mais do que linguagem. Essas são mentalidades arcaicas que precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", publicou o piloto em seguida.
It’s more than language. These archaic mindsets need to change and have no place in our sport. I’ve been surrounded by these attitudes and targeted my whole life. There has been plenty of time to learn. Time has come for action.
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
Leia também
• Após Nelson Piquet chamar Hamilton de "neguinho", F1 e Mercedes criticam fala racista
• Câmara dos Deputados concede título de cidadão brasileiro a Lewis Hamilton
• Nelsinho Piquet comemora título com camisa provocativa a Hamilton
Tricampeão da Fórmula 1, Piquet fez a afirmação (vídeo abaixo) ao ser perguntado se uma tentativa de ultrapassagem feita por Max Verstappen sobre o inglês, no GP de Silverstone do ano passado, era similar a uma feita por Ayrton Senna, em prova realizada 1990. Procurada pela reportagem, a assessoria de Nelson Piquet não quis se manifestar sobre o caso.
Piquet chama Hamilton de "neguinho" pic.twitter.com/Seyg6fTa3W
— Leonardo Grison (@LeonardoGrison) June 25, 2022
O piloto ainda compartilhou uma publicação que ironizava com a possibilidade de Hamilton questionar, em uma postagem, "quem é Nelson Piquet". O inglês disse, apenas, "imagine" ("imagina", em inglês).
O registro da fala de Piquet passou a circular nas redes sociais desde o domingo. No Brasil, ocorre crime de racismo quando há ofensa à dignidade de alguém, com base em elementos referentes à sua raça, cor, etnia, religião, idade ou deficiência, com pena que pode ir de 1 a 3 anos de reclusão.