Logo Folha de Pernambuco

TÊNIS

Veja quais torneios de Grand Slam e de ATP 1000 Novak Djokovic pode perder por não estar vacinado

A exigência de vacinação completa de estrangeiros que queiram entrar no país também marca a política sanitária dos Estados Unidos

Tenista sérvio Novak DjokovicTenista sérvio Novak Djokovic - Foto: Giuseppe Cacace/AFP

Novak Djokovic perdeu a queda de braço com o governo australiano, foi impedido de disputar o Australian Open, e pode ter novas batalhas pela frente por se recusar a tomar a vacina contra a Covid-19.

A exigência de vacinação completa de estrangeiros que queiram entrar no país também marca a política sanitária dos Estados Unidos. Logo onde ocorre mais um torneio de Grand Slam, o US Open, e quatro torneios ATP 1000, o segundo em importância no calendário do tênis.

A próxima competição de peso no horizonte do tenista sérvio é o ATP 1000 de Indian Wells, em março. O risco de Djokovic ser barrado ao tentar entrar nos EUA é real. Analistas americanos acreditam que a firmeza do governo da Austrália para impedir que Djokovic atuasse no país aumentará a cobrança sobre o governo do democrata Joe Biden para que faça o mesmo e não abra exceções.
 

A regra atual do país exige a vacinação e Djokovic não se encaixa em nenhuma das exceções que constam no decreto mais recente das autoridades dos Estados Unidos. É diferente, por exemplo, do que acontece na França, onde atletas de alto desempenho, que tentem entrar no país para competir, podem fazê-lo mesmo sem estarem vacinados.

A tendência é que o atual número 1 do mundo tente em Roland Garros o 21º título de Grand Slam que não pode tentar em Melbourne, para virar o maior vencedor de Grand Slams na história do tênis.

Além do ATP 1000 de Indian Wells e do Aberto dos EUA, marcado para acontecer entre agosto e setembro, Novak Djokovic corre o risco de perder os torneios de ATP 1000 de Miami, em março, e Cincinnati, em agosto. Para completar, também em agosto, acontecerá o ATP 1000 de Montreal. O Canadá também exige o certificado de vacinação completa para permitir a entrada de estrangeiros.

Veja também

Newsletter