Logo Folha de Pernambuco

Olimpíadas

Vela do Brasil terá bicampeãs olímpicas e cinco estreantes na Olimpíada de Paris

Delegação brasileira será a maior da América Latina nas Olimpíadas

Martine Grael e Kahena KunzeMartine Grael e Kahena Kunze - Foto: Twitter/Time Brasil

A Confederação Brasileira de Vela confirmou a lista de classificados para a Olimpíada de Paris 2024. A relação de atletas será liderada pelas bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49erFX. E contará com cinco estreantes em Jogos Olímpicos, em outras quatro classes.

A vela terá 12 brasileiros na capital francesa, na maior delegação da América Latina na Olimpíada. A modalidade é uma das que mais trouxe medalhas ao Brasil na história, com 19 pódios, sendo oito medalhas de ouro. No total, o Time Brasil soma agora 211 atletas confirmados em Paris 2024.

Leia também

• Paris condena ataques contra 'drag queen' que irá conduzir tocha olímpica

• Mundial de revezamento: Brasil busca vaga olímpica neste fim de semana

• Badminton: Vitor Tavares carimba vaga para os Jogos de Paris


Martine Grael e Kahena Kunze, que vão tentar o tricampeonato olímpico, não será as únicas velejadoras experientes do grupo. Isabel Swan, medalhista em Pequim 2008, voltará a disputar uma Olimpíada, formando dupla com Henrique Haddad, na classe 470. Os estreantes são Bruno Lobo (Fórmula Kite), Matheus Isaac (IQFoil), Gabriella Kidd (ILCA 6) e a dupla João Bulhões e Marina Arndt (NACRA 17 misto).

O grupo também terá Bruno Fontes, na classe Ilca7, e Marco Grael e Gabriel Simões, competindo juntos na 49er. Fontes, de 44 anos, será o mais velho da equipe. "Temos uma equipe que mistura experiência e juventude para manter a tradição da vela em Jogos Olímpicos. Além dos atletas, a equipe multidisciplinar em Marselha será de ponta, tudo com o apoio logístico do COB. Vamos buscar medalhas", afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Nos bastidores, a equipe nacional terá o bicampeão olímpico Torben Grael, como treinador chefe, e Bruno Prada, duas vezes medalhista olímpico, como um dos técnicos.

Em Paris-2024, a vela terá 10 categorias, com mudanças em comparação aos Jogos de Tóquio, disputados em 2021. A classe 470 passa a ser mista enquanto a Finn deixou o programa olímpico para dar lugar à Fórmula Kite. E a equipe de prancha a vela deixou de ser chamada RS:X e agora é denominada IQFoil.

As provas de vela serão disputadas na cidade de Marselha, a pouco mais de 700 quilômetros de distância de Paris.

Veja também

STF forma maioria para manter prisão de Robinho
justiça

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Newsletter