Logo Folha de Pernambuco

Vela

Refeno: veleiros partem do Recife rumo a Fernando de Noronha neste sábado

Largada da maior regata oceânica do Brasil será realizada no Marco Zero da capital

Largada da Refeno 2021 no Marco ZeroLargada da Refeno 2021 no Marco Zero - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O Marco Zero do Recife acompanha às 11h deste sábado (24) a largada da 33ª edição da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno). 81 veleiros deixam a capital pernambucana para se aventurar na travessia de 300 milhas náuticas até o arquipélago. A expectativa é de que a linha de chegada seja cruzada no domingo (25).

Todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, estão representados nesta edição, com São Paulo, Bahia e Pernambuco liderando o número de embarcações. Veleiros internacionais também marcam presença na disputa, com o uruguaio Loba, o argentino Goleta Gringo, e o espanhol Aliena.

Largada por grupos

As tripulações são divididas em classes, que por sua vez, são separadas por grupos e partem em horários diferentes. O grupo Verde engloba todos os veleiros menores e mais lentos, como as classes Turismo, Aço e Alumínio. Já o grupo Vermelho, representa os barcos das classes RGS e ORC, com um tamanho médio de 40 pés. Em seguida, a largada é do grupo dos Monocascos Maiores, das classes Bico-de-Proa A, Aberta A, e VPRS.

Os Multicascos, barcos mais rápidos e favoritos para a conquista da Fita Azul - prêmio dado à tripulação que chegar primeiro ao arquipélago, independente da classe - são os últimos a deixar o Marco Zero, enquadrados no grupo Amarelo. Entre os destaques da categoria, está o pernambucano Patoruzú, atual campeão da Refeno, em busca do quarto título consecutivo.

Força dos ventos

A Refeno deste ano deve ser marcada por estabilidade. Segundo o presidente da Comissão de Regata, Edval Júnior, a previsão para a largada é de ventos médios e fracos, ficando mais fortes na reta final, mas ainda em condições confortáveis para velejar.

Quem está esperando por uma quebra de recordes, no entanto, deve guardar a expectativa para o ano que vem. Para Edval, enquanto a força dos ventos e condição do mar são ideais para a segurança das tripulações, a edição não deve contar com tempos fora do comum, mantendo imbatível a marca de 14 horas, 34 minutos e 54 segundos do Adrenalina Pura em 2007.

“O vento esse ano vai ser um pouco mais fraco, sem possibilidade de quebra de recorde. Mas, o que mais vale a pena no evento é uma travessia tranquila, confortável, e que todos os barcos cheguem em segurança”, disse Edval Júnior.

Edval Júnior, presidente da Comissão de RegataEdval Júnior, presidente da comissão de Regata. Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Primeira viagem

Os ventos mais lentos não tornam a travessia menos desafiadora, especialmente para os estreantes. O advogado Theo Gouveia, 38, está em sua segunda Refeno, mas é a primeira vez no comando de sua própria embarcação, o veleiro Harmonia, um clássico modelo francês Arpège de 28 pés, o menor de toda a competição.

Enfrentando um mar adverso enquanto tripulante de um catamarã de 30 pés no ano passado, Theo aprendeu tudo o que precisa para comandar sua embarcação com segurança, mas sem deixar de lado a aventura do trajeto. A tripulação do Harmonia almeja finalizar a prova em 50 horas.

“O que atrai numa travessia é a sensação de desbravar o mar, de conquista. Daqui pra lá as circunstâncias podem ser bem adversas, mas você vê um céu que o celular não vai captar, só estando lá para sentir o que é uma Refeno”, contou.

Membros da tripulação do veleiro Harmonia. À esquerda, o capitão Theo GouveiaMembros da tripulação do veleiro Harmonia. À esquerda, o capitão Theo Gouveia. Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Veja também

Nas redes sociais, Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'
FUTEBOL

Nas redes sociais, Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

Sport vai subir? Folha de Pernambuco vai às ruas do Recife para ouvir torcedores
série b

Sport vai subir? Folha de Pernambuco vai às ruas do Recife para ouvir torcedores

Newsletter