Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Vencer e secar: Santa recebe Fortaleza, no Arruda, em busca de vaga no mata-mata do Nordestão

Além de derrotar os cearenses, tricolores terão que aguardar tropeço de um dos clubes que estão acima na tabela do Grupo B

Lucas Silva, atacante do Santa CruzLucas Silva, atacante do Santa Cruz - Foto: Evelyn Victoria/SCFC

Antes de torcer contra Náutico (4º, com 10), Sergipe (3º, com 10) ou ABC (4º, com 11), o Santa Cruz (5º, com nove) precisa fazer sua parte. Antes de olhar para os Aflitos, Batistão ou Frasqueirão, o foco precisa ser no Arruda. Antes de aguardar por gols de Ferroviário, Sampaio Corrêa ou Fluminense/PI, é preciso fazer os seus. Pensando nos outros, mas priorizando a si, a Cobra Coral recebe, nesta quarta (22), o Fortaleza, no Arruda, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.

Para avançar ao mata-mata, só a vitória interessa ao Santa Cruz. Mas não será suficiente. Também será preciso secar um dos três clubes citados acima. No caso do Náutico, os tricolores mais supersticiosos podem se apegar a um cenário parecido, com final feliz para o clube, ocorrido no Nordestão 2020.

Superstição em jogo

Há três anos, o Náutico estava em terceiro lugar, com 11. O Santa Cruz era o quinto, com 10. O Timbu dependia apenas de si para avançar. O Tricolor tinha que vencer e torcer por pelo menos empates nos duelos do rival estadual ou do Ceará, em quarto, com 11. A Cobra Coral também passaria com um resultado de igualdade, mas aí o Vozão teria que ser derrotado.

Na ocasião, o Santa Cruz venceu o River/PI por 1x0, no Riachão de Jacuípe. O Náutico foi goleado por 4x1 para o Bahia, em Pituaçu, enquanto o Ceará ganhou por 2x1 do CRB, no Barradão. Vale citar que, por causa da pandemia da Covid-19, todas as partidas da reta final da Copa do Nordeste de 2020 foram disputadas em sede única, na Bahia.

O Santa Cruz terminou a fase de grupos em quarto, com 13, enquanto o Náutico ficou em quinto, com 11, fora do mata-mata. Vitória, Ceará e Confiança completaram os classificados da chave B.

Contra o Fortaleza, o Santa não terá o lateral-esquerdo Marcus Vinícius, expulso no Clássico das Multidões passado, diante do Sport, na Arena de Pernambuco. Ítalo Silva deve ser o substituto. 

“Enfrentaremos uma grande equipe, talvez a mais forte até aqui no ano e com um elenco muito pesado. Estamos estudando o time deles, se virão mesclados ou não. A escolha de quem vai iniciar é baseada nisso, de ter jogadores intensos e com proposta de buscar a vitória”, avaliou o técnico Ranielle Ribeiro.

Esquema de segurança

A Polícia Militar de Pernambuco informou que 252 profissionais cuidarão da segurança no Arruda e no entorno. As estações do metrô e terminais integrados de passageiros terão guarnições no patrulhamento motorizado para inibir a ação dos vândalos. Vale salientar que toda operação policial será monitorada por oficiais da corporação através das câmeras de segurança no Centro Integrado de Controle e Comando Regional.

Ficha técnica

Santa Cruz

Michael; Jefferson Feijão, Ítalo Melo, Alemão e Marcus Vinícius (Ítalo Silva); Baraka, Anderson Paulista; Felipe Gedoz, Chiquinho, Lucas Silva e Pipico. Técnico: Ranielle Ribeiro

Fortaleza

Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto; Titi e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Caio Alexandre, Hércules e Pochetinno; Romarinho e Thiago Galhardo. Técnico: Juan Vojvoda

Local: Arruda (Recife/PE)
Horário: 21h30
Árbitro: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL). Assistentes: Esdras Mariano da Lima Albuquerque e Maxwell Rocha Silva (ambos de AL)
Transmissão: Tv Jornal, ESPN, Star+, Nosso Futebol e DAZN

 

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B
Série B

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B

Newsletter