Verstappen confirma que foi contra troca precoce de Lawson na RBR e defende novatos
Tsunoda assumiu posto de neozelandês após duas corridas da temporada
Max Verstappen confirmou nesta quinta-feira (3) que estava descontente com a troca precoce de pilotos da Red Bull para o Grande Prêmio do Japão, dizendo que seu apoio a uma publicação nas redes sociais criticando a mudança "fala por si".
O tetracampeão mundial tem um novo companheiro de equipe em Suzuka, já que Yuki Tsunoda substituiu Liam Lawson apenas duas corridas após o início da temporada de Fórmula 1.
Leia também
• Red Bull dá segurança a Tsunoda e promete mantê-lo como 2º piloto até o fim da temporada de F-1
• Verstappen curte post de ex-piloto da F-1 com críticas à Red Bull por troca de Lawson
• Red Bull confirma substituição de Lawson por Tsunoda na F1
A Red Bull foi criticada por não dar tempo suficiente a Lawson, com o ex-piloto de F1 Giedo van der Garde dizendo nas redes sociais que o ato foi "bullying ou uma atitude de pânico".
Verstappen deu um "like" na postagem de Van der Garde e disse aos repórteres que "não foi um erro".
"Gostei do comentário, do texto, então acho que fala por si, certo?", disse Verstappen no Circuito de Suzuka.
"Tudo foi compartilhado com a equipe, como eu penso sobre tudo. Às vezes não é necessário sempre compartilhar e dizer tudo em público. Acho que é melhor", completou.
Lawson foi promovido da equipe irmã da Red Bull, a Racing Bulls, no final da temporada passada e agora retorna ao "time B", com Tsunoda em seu lugar.
As duas corridas de Lawson pela Red Bull, em Melbourne e Xangai, foram em pistas nas quais ele nunca havia corrido antes.
"Acho que, para os novatos, sempre no começo da temporada, você tem o calendário hoje em dia, e a F1 é muito difícil, porque na maioria das pistas, eles realmente não correram, ou talvez tenham um fim de semana de sprint. Então todos esses cenários não ajudam", disse.
Verstappen está em segundo no campeonato de pilotos, oito pontos atrás de Lando Norris, da McLaren, depois de terminar em segundo na Austrália e em quarto na China.
A McLaren venceu os dois GPs e tem uma vantagem de desempenho sobre uma Red Bull considerada complicada de pilotar. Verstappen venceu o Grande Prêmio do Japão nos últimos três anos.
"Acho que nosso principal problema é que nosso carro não está onde queremos. Acho que todos sabem disso dentro da equipe também, e é nisso que me concentro, para ser honesto", ressaltou.