Verstappen quebra hegemonia da Mercedes é pole no GP de Abu Dhabi de F1
Verstappen vai iniciar a corrida na posição de honra, algo que não acontecia desde o GP do Brasil em 2019
O piloto holandês Max Verstappen, da equipe Red Bull, conquistou neste sábado a pole position do Grande Prêmio de Abu Dhabi, garantindo pela terceira vez na sua carreira o primeiro lugar no grid de largada na Fórmula 1.
Verstappen vai iniciar a corrida na posição de honra, algo que não acontecia desde o GP do Brasil em 2019, seguido pelos dois carros da Mercedes, do finlandês Valtteri Bottas e do campeão da temporada, o inglês Lewis Hamilton, que volta às pistas após se recuperar da covid-19, que o afastou da etapa passada, o GP de Sakhir.
“Foi uma longa temporada para todos e esta foi uma grande qualificação final para toda a equipe. Estamos todos muito felizes e é ótimo finalmente chegar lá depois de estar perto muitas vezes em 2020", declarou o holandês ao fim da sessão de classificação.
Esta é a primeira vez na temporada que uma pole position não é obtida por um carro com motor da Mercedes. Todas as anteriores foram conquistadas por Hamilton, Bottas e Lance Stroll (da equipe Racing Point, que corre com motor da montadora alemã e largou em primeiro no GP da Turquia).
“Estou muito grato por estar de volta à equipe para encerrar o que foi uma grande temporada para nós. (...) Lutei um pouco com o carro hoje, mas parabéns a Max. Estaremos prontos para dar a ele bastante trabalho amanhã", declarou o heptacampeão mundial Hamilton, que terá ao lado na segunda fila o compatriota Lando Norris (McLaren).
Atrás deles estarão o tailandês Alexander Albon (Red Bull), o espanhol Carlos Sainz Jr (McLaren), o russo Daniil Kvyat (AlphaTauri) e o canadense Lance Stroll (Racing Point).
Leia também
• Bottas supera Hamilton e lidera treinos livres da sexta-feira em Abu Dhabi
• Hamilton tem resultado negativo para Covid-19 e está liberado para correr
• Com Covid-19, Hamilton enfrenta restrições rígidas para tentar disputar GP
O monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que fez o nono melhor tempo neste sábado, perdeu três posições no griddevido à penalidade que recebeu por ter causado uma colisão com Sergio Pérez no GP de Sakhir, na semana passada.
Com isso, os franceses Pierre Gasly (AlphaTauri) e Esteban Ocon (Renault) e o australiano Daniel Ricciardo (Renault) passam a ocupar as 10ª, 11ª e 12ª posições respectivamente.
O mexicano Sergio Pérez (Racing Point), que ainda não tem equipe para a próxima temporada, e o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas), vão largar da última fila devido a troca de componentes do carro.
Na Haas, o brasileiro Pietro Fittipaldi, de 24 anos,que disputa seu segundo GP substituindo o francês Romain Grosjean, lesionado em um acidente há duas semanas, vai largar na 17ª posição, três acima da obtida no GP do Sakhir.
A largada do GP de Abu Dhabi de F1 é neste domingo, às 17h10 horário local (10h10 de Brasília), no circuito de Yas Marina.
Confira o grid de largada:
1ª fila:
Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda)
Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
2ª fila:
Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
Lando Norris (ING/McLaren-Renault)
3ª fila:
Alexander Albon (TAI/Red Bull-Honda)
Carlos Sainz Jr (ESP/McLaren-Renault)
4ª fila:
Daniil Kvyat (RUS/AlphaTauri-Honda)
Lance Stroll (CAN/Racing Point-Mercedes)
5ª fila:
Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Honda)
Esteban Ocon (FRA/Renault)
6ª fila:
Daniel Ricciardo (AUS/Renault)
Charles Leclerc (MON/Ferrari) *
7ª fila:
Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo Racing-Ferrari)
8ª fila:
Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo Racing-Ferrari)
George Russell (ING/Williams-Mercedes)
9ª fila:
Pietro Fittipaldi (BRA/Haas-Ferrari)
Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes)
10ª fila:
Sergio Pérez (MEX/Racing Point-Mercedes) **
Kevin Magnussen (DEN/Haas-Ferrari) **