Logo Folha de Pernambuco

Fórmula 1

Vettel se diz 'empolgado' durante apresentação de carro da Aston Martin

Vettel chega ao novo time após seis temporadas na Ferrari

Foto: Divulgação/ Aston Martin

A Aston Martin apresentou nesta quarta-feira (3) o carro com o qual a equipe voltará ao grid da F1 depois de um hiato de 61 anos. O modelo AMR21, com cor verde escuro tradicional da marca, será pilotado pelo tetracampeão alemão Sebastian Vettel, 33, e pelo canadense Lance Stroll, 22.

Vettel chega ao novo time após seis temporadas consecutivas na Ferrari, escuderia pela qual não conseguiu nem chegar perto do o desempenho dos tempos de Red Bull, quando despontou na categoria e conquistou seus quatro títulos mundiais (2010, 2011, 2012 e 2013).

"É um novo começo, o começo de um novo capítulo para mim e também para a equipe, então têm muitas coisas que compartilhamos. É um projeto muito ambicioso", afirmou o alemão.

Parte desse projeto nasceu a partir da mudança do nome da equipe. Até 2020, a escuderia se chamava Racing Point, com uma pintura predominantemente na cor rosa. Após o dono do time, Lawrence Stroll, pai de Lance, comprar a Aston Martin, ele decidiu trazer de volta a marca que esteve na F1 nos anos de 1959 e 1960.

Além da nova pintura e de ter sido rebatizado, há poucas mudanças no modelo AMR21 em relação ao carro da última temporada. Isso porque o regulamento deste ano obriga as equipes a usarem o mesmo veículo de 2020, apenas com algumas poucas mudanças aerodinâmicas.

Desta forma, Vettel pilotará o modelo apelidado de Mercedes Rosa, por ser bastante semelhante ao W10 da Mercedes de 2019, devido a uma parceria entre as equipes para o compartilhamento de tecnologias.

Em 2020, esse foi um dos três carros (ao lado de Red Bull e Alpha Thauri) que conseguiu desafiar, justamente, o amplo domínio da equipe do heptacampeão Lewis Hamilton e obter uma vitória, no GP de Sakhir, vencido pelo mexicano Sérgio Perez -hoje no time da empresa de bebidas energéticas.

Esse desempenho chamou a atenção do tetracampeão. "Após visitar a fábrica, conhecer as lideranças, os engenheiros e os mecânicos, pude ver que realmente é um bom grupo. Acredito que, com tudo isso, vamos progredir juntos", disse.

"Mesmo tendo guiado por quatro equipes e por muito tempo, começar uma nova temporada com uma nova equipe ainda me dá aquela sensação de empolgação."

Além da Ferrari e da Red Bull, Vettel também correu pela Toro Rosso e pela antiga Sauber. Ao todo, ele tem 257 GPs disputados, 53 vitórias, 57 poles, 121 pódios e quatro títulos mundiais.

A primeira experiência do alemão pela Aston Martin será na pré-temporada, marcada para Sakhir, entre os dias 12 e 14 de março. Duas semanas depois, no fim de semana do dia 28 de março e no mesmo circuito, o GP do Bahrein abre a temporada 2021.

Como assinar o DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Novak Djokovic anuncia Andy Murray como técnico para o Aberto da Austrália
Tênis

Novak Djokovic anuncia Andy Murray como técnico para o Aberto da Austrália

Pré-Copa do Nordeste: CBF confirma confrontos para início de janeiro; Santa e Retrô jogam
FUTEBOL

Pré-Copa do Nordeste: CBF confirma confrontos para início de janeiro; Santa e Retrô jogam

Newsletter