Logo Folha de Pernambuco

Sport

Vice de futebol do Sport revela propostas por joias e fala sobre planejamento de 2022

Após empate com o Athletico, Augusto Carreras concedeu entrevista coletiva na Arena de Pernambuco

Gustavo, Mikael e Hernanes comemoram gol sobre o GrêmioGustavo, Mikael e Hernanes comemoram gol sobre o Grêmio - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

A temporada do Sport chegou ao fim, e diferente das demais partidas válidas pela Série A, desta vez não foi o técnico Gustavo Florentín que esteve presente na entrevista coletiva. Com uma viagem marcada para logo depois do jogo, o treinador deu lugar ao vice-presidente de futebol Augusto Carreras, que foi abordado sobre diversos assuntos no pós-jogo na Arena de Pernambuco. Lamentando a queda, o cartola afirmou que o time para 2022 tem que recuperar a "mística" do que significa atuar com a camisa rubro-negra. Além disso, falou da parte financeira, criação de novos departamentos, situações de Gustavo e Mikael, permanência de Sabino e indefinição sobre Hernanes. 

Montagem do elenco dentro da realidade do clube

"O Sport precisa ter um time competitivo para ter condições de voltar para a Série A. Temos feito um esforço grande no sentido de buscar apoio, patrocinadores, para equalizar os problemas desses contratos longos e salários altos. Os contratos longos são ativos do clube e fazem parte do patrimônio. Queremos terminar 2021 sem as dívidas de 2021, com elas quitadas, para iniciar 2022 com recursos e honrar os compromissos que teremos pela frente. Temos que ter um sistema organizado, com a receita entrando, fluxo de caixa para cumprir os compromissos com o time que será montado para 2022."

Não pode faltar garra

Uma Série B tem jogos pegados, e a mística vale muito. Ela precisa estar presente para o clube conquistar as vitórias necessárias para voltar à Série A. Terminamos o ano com um pouco dessa mística resgatada. Pagamos pelos erros do início da temporada e caímos, mas a torcida percebeu a mudança de postura dentro de campo nesta reta final, que acabou até dando alguma esperança de permanência. Essa mística tem que estar presente. Com a torcida voltando ao estádio em sua amplitude, isso tem a fortalecer. Temos que juntar o clube com a torcida, para dentro de campo apresentar a raça, entrega, com padrão de jogo definido. É importante começar 2022 aprimorando a mística e a qualidade de jogo que terminamos 2021."

Receita

"Importante ter uma gama grande de parceiros para suprir a receita de TV. Há uma perda grande, e temos que suprir isso, para ter um time competitivo. Estamos buscando recursos e parceiros há um tempo para compensar um pouco essa perda de receita. O clube sabe que precisa incrementar a receita, mas o sócio tem que ser o principal patrocinador. E tudo indica que vamos ter a volta da totalidade do público ano que vem. Então, pedimos que o sócio fique em dia para ter um incremento de receita vindo do associado. A torcida tem que chegar junto, o maior patrocinador do Sport é a torcida e o corpo de sócios."

Novos departamentos

"Vamos criar dois departamentos dentro da diretoria de futebol. Um de análise de mercado e inteligência e outro de registro e contratos. Estamos trazendo pessoas para compor esses departamentos. Vamos ter uma estrutura boa para olhar o mercado, especificamente para jogadores que não só vão reforçar o profissional, mas também a base."

Priorizar competições?

"Estamos priorizando todos os campeonatos. Vamos disputar o Pernambucano para ganhar, a Copa do Nordeste para chegar na reta final. A Copa do Brasil queremos disputar de forma competente. É inadmissível o time ser eliminado na primeira rodada como tem acontecido. É uma competição rentável, precisamos de receita e temos um foco grande. Nossa reapresentação será no dia 4 de janeiro, vamos antecipar em cinco dias. Precisamos ter um elenco pronto, com uma pré-temporada bem feita. Vamos iniciar o Estadual com aqueles que têm uma condição física melhor. Não significa que vamos usar atletas da base, a ideia é mesclar o time no início da competição."

Gustavo e Mikael

"Chegaram propostas para ambos. Temos tratado isso de forma discreta, principalmente durante o campeonato, para não atrapalhar eles em campo. Mas a torcida pode ficar tranquila, que se houver uma proposta interessante para o clube e para o jogador, esse negócio pode ser fechado. E aí, sim, vai ser dada a transparência em relação aos valores. Não vamos divulgar nada sem algo de fato ter acontecido." 

Sabino 

"Não existe proposta por Sabino. ele tem contrato até 2024, e todos que têm contrato estão convocados para se apresentar em 4 de janeiro. Os que terminaram contrato e o Sport tem interesse em renovar estamos negociando. Sabino fez uma grande Série A, ficou de fora de apenas uma partida por cartão amarelo e agora outra por opção do técnico. Teve um rendimento muito bom, está nos nossos planos, mas ninguém é inegociável. Se surgir proposta boa para o clube e para o jogador, vamos fazer um negócio." 

Hernanes

"A gente faz uma avaliação positiva (dele na Série A). Ele tem qualidade e pode render mais do que rendeu. A relação com ele não acabou. O contrato, sim, está terminando, mas o Sport tem interesse na permanência de Hernanes. Ele está refletindo o que quer para o seu futuro, e estamos esperando um retorno. Se houver possibilidade de o casamento continuar, Hernanes estará com a gente para o ano de 2022. O Sport tem suas convicções, vamos respeitar o tempo que ele precisa e vamos aguardar por ele."

Veja também

Newsletter